Caucaia perto da definição

O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), iniciou a campanha eleitoral contestado. Havia dúvidas em relação à sua capacidade de brigar pela reeleição. Agora, a três dias da eleição, entretanto, ele aparece liderando de forma isolada as intenções de votos no segundo maior município do Estado em número de eleitores, segundo os dados da pesquisa Ibope contratada pelo Diário do Nordeste e publicada em detalhes nesta edição.

Segundo os dados, considerando os votos válidos em simulação que o Ibope faz para facilitar a comparação com a forma como a Justiça Eleitoral contabiliza os votos, o prefeito tem 52% neste recorte. Hoje, ele venceria ainda no primeiro turno. Na pesquisa estimulada, Naumi aparece com 45%. Foram ouvidos 602 eleitores e a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Na briga

O segundo colocado na pesquisa é o candidato Vitor Valim (Pros), que aparece com 25% na contagem de votos válidos e 22% na pesquisa estimulada. Pelos dados do levantamento, Valim ainda briga para forçar um segundo turno no município. Ele é o que está mais próximo do atual gestor, embora a diferença entre os dois seja bem considerável. A terceira colocada é Emília Pessoa, do PSDB. Ela aparece com 12% na simulação de votos válidos e 10% na estimulada, nesta reta final da disputa.

Nova vantagem

O Ibope também fez simulação de segundo turno que mantém a vantagem do atual prefeito na disputa. Quando o confronto é com Vitor Valim, ele aparece com 54% das intenções de voto contra 30% do adversário. Na disputa com Emília, o placar é de 55% a 29%, favorável ao atual gestor. A pesquisa agita a reta final do primeiro turno em Caucaia, em que cada candidato corre com um objetivo diferente neste momento.

Baixo índice

Com o divulgado apoio do ex-presidente Lula e do ex-ministro Ciro Gomes, o candidato Elmano de Freitas, de acordo com os dados do Ibope, não conseguiu decolar na campanha. Ele aparece apenas na quarta colocação com 5% na simulação de votos válidos e 4% na pesquisa estimulada.

O fato de não ser tão próximo do município acabou, ao que parece, pesando mais do que os possíveis apoios das duas lideranças nacionais. No período pré-eleitoral, um vídeo de apoio de Ciro Gomes a Elmano agitou os bastidores da política local, mas na campanha, o panorama atual mostra que essa transferência de votos de lideranças nacionais aos candidatos locais é bastante relativa.

Rejeição

No levantamento, o Ibope questionou aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum, que é o índice de rejeição. Neste quesito, Vitor Valim lidera com 32%, seguido por Elmano de Freitas com 28%. Naumi aparece em quarto lugar com 21%. Contra os dois primeiros pode ter pesado o fato de terem chegado ao município bem perto da eleição.

Avaliações

A avaliação dos governos teve: prefeito Naumi Amorim - ótima/boa 37%, ruim/péssimo 24%; Já o governador Camilo Santana com melhor avialação: ótima/boa 53%, ruim/péssima 14%. A gestão do presidente Jair Bolsonaro tem 31% de ótima/boa e 39% ruim/péssima.