Bancada cearense na Câmara já teve 10 suplentes em exercício; entenda a estratégia dos partidos

Legendas costumam fazer um rodízio de parlamentares para contemplar aqueles que contribuíram para a coligação, mas não conseguiram se eleger

Legenda: O troca-troca faz parte das estratégias dos partidos para contemplar os suplentes

A bancada cearense na Câmara dos Deputados tem mais uma alteração nesta quinta-feira (2). O suplente Agripino Magalhães volta à titularidade após a licença para tratar de assuntos particulares do deputado federal Vaidon Oliveira (União) que passará 120 dias fora. Esta será a segunda vez que Agripino assume a titularidade do cargo. A primeira foi em substituição a Capitão Wagner.

Magalhães é o primeiro suplente do Pros, na bancada eleita em 2018. Sempre que um titular solicita licença a partir de 120 dias, o suplente é convocado para exercer o mandato.

Quando a saída é para tratar de assuntos particulares, não há pagamento de salários ao titular que se licencia, mas apenas para o suplente que assume. 

R$ 33.763
É o valor bruto do salário dos deputados federais no Brasil

Até o momento, 10 suplentes de todos os partidos/coligações assumiram mandato na bancada cearense desde 2018.

Como o estado tem 22 cadeiras na casa, isso significa que quase metade da composição foi alterada em algum momento desde 2019, quando teve início a atual legislatura.

Estratégias partidárias

A dança das cadeiras no Poder Legislativo ocorre quando o titular precisa se licenciar do cargo por alguma missão ou convocação de outros entes públicos ou privados.

Entretanto, o troca-troca é principalmente uma estratégia dos partidos para contemplar aqueles que não conseguiram se eleger, mas que contribuíram para a votação da coligação e, de alguma maneira, ajudaram os deputados eleitos.

Em ano eleitoral, esse movimento fica mais intenso tendo em vista que os partidos, agora proibidos de fazer coligações para o Legislativo, vão precisar contar com os votos daqueles que, geralmente não conseguem se eleger, mas têm um capital eleitoral capaz de ajudar a chapa a aumentar seu potencial de eleição.

Lista dos suplentes que exerceram mandato:

  • Aníbal Gomes (UNIÃO)
  • Deuzinho Filho (REPUBLICANOS)
  • Dr. Agripino Magalhães (PROS) Exercendo mandato
  • Gorete Pereira (PL)
  • Nelho Bezerra (UNIÃO) Exercendo mandato
  • Odorico Monteiro (PSB)
  • Rachel Marques (PT)
  • Ronaldo Martins (REPUBLICANOS)
  • Totonho Lopes (PDT)
  • Danilo Forte (UNIÃO) Assumiu o mandato em definitivo