Spotter Day: aniversário de Fortaleza tem show de aviões no aeroporto; veja fotos

Legenda: Captura da decolagem de um A321 da Latam próxima à cabeceira 31 do Fortaleza Airport
Foto: Renato Bezerra

No sábado (13) aconteceu o 4º Spotter Day, evento que celebra o amor de muitos em fotografar e filmar aeronaves. Com um número de pousos e decolagens para ninguém colocar defeito, 30 entusiastas de aviação tiveram um dia memorável no Fortaleza Airport.

Já conversamos por aqui sobre as atividades dos spotters. O evento deste ano coincidiu com o aniversário de 298 anos de Fortaleza e se iniciou com um boas-vindas da equipe de organização da concessionária Fraport, quando as regras do evento foram compartilhadas com todos os Spotters, tudo baseado em medidas para manter a capacidade de gestão e segurança das operações aeroportuárias.

Veja também

Entre as 11h e 15h do sábado, coincidindo com o horário de pico do aeroporto Pinto Martins, partimos para conferir as operações de pousos e decolagens de pelo menos dois pontos diferentes: cabeceira 13 (voltada para o bairro Montese) e em região próxima à cabeceira 31 (voltada para a BR-116).

Visão do terminal (com chuva) do Fortaleza Airport a partir da cabeceira 13
Legenda: Visão do terminal (com chuva) do Fortaleza Airport a partir da cabeceira 13
Foto: Igor Pires

Ponto de parada no Spotter Day para foto oficial do evento
Legenda: Ponto de parada no Spotter Day para foto oficial do evento
Foto: Divulgação /Fraport

Nem a chuva, no início do evento, nem o mormaço de um dia nublado foram capazes de frear a gana de dezenas de Spotters de fazer o que mais gostam: capturar aeronaves. Alguns dos participantes compartilharam comigo terem capturado mais de 800 fotos durante o evento.

E quando digo aeronaves, é qualquer uma mesmo: desde o Cessna Gran Caravan ao “grande” Airbus A321; de aeronave cargueira dos correios à aeronave executiva e às dezenas de aeronaves comerciais.

A Fraport negociou com as principais companhias aéreas para que aeronaves temáticas viessem a Fortaleza para engrandecer ainda mais o Spotter Day. Assim, tivemos a presença do 737 temático Gol da Turma da Mônica, do A321 Neo Bandeirão da Azul e do A320 Neo Latam com as cores do Brasil.

Avião temático da Gol enviado para o Spotter Day
Legenda: Avião temático da Gol enviado para o Spotter Day
Foto: Renato Bezerra

Avião temático Bandeira do Brasil da Azul - A321 Neo
Legenda: Avião temático Bandeira do Brasil da Azul - A321 Neo
Foto: Renato Bezerra

Entre fotos e vídeos, muita contemplação no Spotter Day
Legenda: Entre fotos e vídeos, muita contemplação no Spotter Day
Foto: Igor Pires

Vimos mais de 35 pousos e decolagens, sem contar com operações de alguns helicópteros, a maior parte delas de aeronaves da Latam, naturalmente. Porém, vimos várias aeronaves da Gol, da Azul, um Voepass: flagramos até uma arremetida do ATR-72. Tudo isso de muito perto.

Spotters flagrando a arremetida do ATR-72 da Voepass proveniente de Campina Grande-PB
Legenda: Spotters flagrando a arremetida do ATR-72 da Voepass proveniente de Campina Grande-PB
Foto: Mike Martins / Arquivo pessoal

O Spotter Day também é dia de celebração e aproximação de pessoas. Encontrei spotters pessoalmente, pessoas com quem convivo diariamente pelas redes sociais. Consumo do trabalho deles, fotos, vídeos, ensinamentos. É realmente gratificante conhecê-los de perto e “trabalhar” junto deles no Spotter Day.

Com o ônibus de apoio da Fraport, fizemos um "360 graus" pelas bordas do aeroporto Pinto Martins. Vimos tudo que havia para ser visto, um privilégio, algo memorável. Revi o terminal antigo do Pinto Martins, localizado na Vila União, muito saudoso dos nossos primeiros voos. Vimos os terminais antigos de embarque e desembarque da Base Aérea, hoje desativados.

Aeronave cargueira da Sideral Transportes Aéreos a serviço dos Correios
Legenda: Aeronave cargueira da Sideral Transportes Aéreos a serviço dos Correios
Foto: Igor Pires

Foram 35 anos de vida até ver parte das entranhas do funcionamento do aeroporto da nossa capital. O Spotter Day tem essa capacidade de conectar ainda mais os apaixonados por aviação com o aeroporto da nossa terra.

Para mim, a Fraport Brasil faz um golaço com o Spotter Day, meu primeiro evento do tipo. Enalteceram com maestria o grupo de Spotters através da completa entrega de cada colaborador para que tivéssemos os melhores ângulos, conhecêssemos vários detalhes.

Avião
Legenda: O evento deste ano coincidiu com o aniversário de 298 anos de Fortaleza
Foto: Igor Pires

Não apenas deixaram claro como a atividade de spotting contribui para todo o ecossistema do aeroporto com palavras, demonstraram com várias ações, prestigiando o grupo.



Assuntos Relacionados