Veja lista com 5 jogos importantes da história do Ceará que são menos lembrados que outros

Lista vai de 1964 até o ano de 2011 e tem momentos marcantes da história alvinegra

Alvinegro venceu os
Legenda: Alvinegro venceu os "intocáveis" e levantou o zonal Norte e Nordeste de 1964

Falar de 106 anos de história de um clube de futebol é relativamente fácil. São muitos momentos importantes. No caso do Ceará Sporting Club, então, são muitas conquistas históricas, que vão desde a conquista do Torneio Norte/Nordeste em 1969 (com gol de Gildo contra o Remo), vitória contra o Santos no jogo mil de Pelé tetracampeonato estadual em 1978 (com o famoso gol de Tiquinho), final da Copa do Brasil de 1994, acesso de 2009, título da Copa do Nordeste 2015, entre outros tantos jogos marcantes.

Mas o desafio que a coluna se lança neste momento é listar alguns dos jogos que ficaram marcados na história alvinegra, mas que não são tão falados quanto outros históricos. Adianto logo à torcida que muitas destas partidas não são apenas de troféus, acessos etc. Tem muito jogo de sufoco, de salvações históricas, que também são edificantes e que fazem jus ao hino alvinegro: "Ceará, tua glória é lutar".

Confira a sequência de jogos

Ceará 4 X 0 Náutico - 1964

Alvinegro venceu os
Legenda: Alvinegro venceu os "intocáveis" e levantou o zonal Norte e Nordeste de 1964

Muito se fala do título do Torneio Norte-Nordeste do Ceará em 1969, mas em 1964, um jogo histórico proporcionou o Vovô a vencer um título (Zonal da Norte/Nordeste) e chegar na 3ª colocação da Taça Brasil daquele ano, se juntando a um G-4 com Santos de Pelé, Flamengo e Palmeiras. Contra os "Intocáveis", como eram chamados os atletas do Náutico por conta do domínio que exerciam no futebol local, o Vovô desbancou um time invicto há cerca de um ano. O time de Bita, Lala, Elói e Nado goleou o Ceará por 3 a 0 na primeira partida nos Aflitos, no dia 29 de setembro - gols de Ivan Brondi e Geraldo José (dois) -, e jogavam pelo empate sete dias depois, em partida no PV.  Mas o Ceará tinha uma equipe forte, com jogadores como Aloísio Linhares, Mauro Calixto, Carlito, Alexandre Nepomuceno e Gildo, e não se deu por vencido: com o PV lotado, deu o troco no Timbu. O Ceará venceu a partida por 1 a 0 - quebrando a invencibilidade alvirrubra que durava um ano - gol de Gildo, forçando a partida de volta no mesmo PV, dois dias depois.  Na partida de volta, dois dias depois, o Vovô golearia os "Intocáveis" por 4 a 0, gols de Carlito (dois), Dedé e Zé Geraldo, garantindo a conquista em casa. 

Ceará 1 X 1 Flamengo - 1985

Depois do Santos de Pelé, este pode ser considerado o jogo mais lendário da história do Ceará. Na melhor campanha do clube na história da Série A do Brasileiro (contagem desde 1971), em 1985, quando terminou em 7º lugar dentre 44 clubes, o Alvinegro se defrontou com um Flamengo que vivia sua década de ouro e numa fase decisiva do Brasileiro. No Castelão lotado, um desfile de craques como o goleiro argentino Fillol (grande nome da partida), Mozer, Leandro, Andrade, Tita, Adílio e Bebeto, mas foi o Vozão que se impôs. Anselmo marcou um dos gols mais belos da história alvinegra, encobrindo o arqueiro campeão do mundo em 1978. Depois, um festival de chances perdidas pelo próprio Anselmo e Katinha. No fim, o alvinegro foi castigado com o gol de empate de Andrade. Mas a partida é histórica por se tratar de uma das equipes mais importantes da história alvinegra.  

Ceará 2 X 1 Tuna Luso - 1996

Legenda: Em 1996, o Ceará precisava vencer a equipe da Tuna Luso, no Estádio Presidente Vargas, e conseguiu o feito, em um jogo marcado por confusões e polêmicas. Sérgio Alves (foto) foi decisivo ao marcar os gols que livraram o Alvinegro do descenso

O Ceará fazia praticamente uma final para não ser rebaixado para Série C 1997. Só uma vitória contra a Tuna Luso interessava, no PV, dia 09/10/1996. Hall colocou a Tuna na frente logos aos 30 segundos de partida (isso mesmo), e o Vovô entrou em desespero. No segundo tempo, após o Alvinegro ter empatado com Sérgio Alves, de falta, o técnico Arnaldo Lira foi reclamar do árbitro pernambucano Valdomiro Mathias Filho (que era policial civil). A confusão terminou em batalha entre ele e o juiz, com direito aos dois rolando na grama aos socos e pontapés. No fim das contas, Lira e o goleiro Chico foram expulsos. Como tinha feito todas as substituições, o Vovô teve que mandar o zagueiro Aldemir para gol. Isso tudo faltando poucos minutos para a partida acabar. E aos 58 minutos, eis que Sérgio Alves fez o gol salvador do chamado "milagre alvinegro".

Ceará 2 x 0 Vila Nova - 2005

Mais uma vez, a Série C parecia bater à porta de Porangabuçu. Em grave crise financeira, poucos jogadores estavam disponíveis para entrar em campo pelo Ceará, entre eles Reinaldo Aleluia. Somente uma vitória contra o Vila Nova poderia salvar o Vovô. A solução foi mandar o jogo para o talismã PV. No estádio da Gentilândia lotadinho, o Alvinegro se impôs com gols salvadores de Jamur e Cássio (ex-lateral esquerdo do Flamengo).

Ceará 2 X 1 São Paulo - 2011

Já na era moderna do Ceará Sporting Club, este jogo merece um destaque especial, pois trata-se da primeira e única vitória do Alvinegro em competições internacionais. Também foi a primeira do futebol cearense, fato igualado somente neste ano de 2020, quando o Fortaleza bateu o Independiente por 2 a 1, na Arena Castelão. Mais uma vez o PV aparece em cena, lotado. O São Paulo saiu na frente com o gol do lendário Rivaldo no primeiro tempo. No fim da primeira etapa, o Vovô chegou ao empate com um golaço de letra de Rudnei. No segundo tempo, pressão alvinegra até que o gol da vitória saiu, nos minutos finais da partida. Marcelo Nicácio fez um gol histórico e que merece ser lembrado.