Advogados que atuam na área empresarial no Ceará têm muito a comemorar com a implantação de três varas para este ramo do Direito no Estado. A resolução com a mudança promovida pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foi publicada no Diário da Justiça da última quinta-feira (18).
A implantação se deu por meio da nova denominação das 1ª e 2ª Varas de Recuperação de Empresas e Falências da Comarca de Fortaleza, que passam a se chamar, respectivamente:
Além disso, a 2ª Vara de Registros Públicos da Comarca de Fortaleza teve a competência alterada e agora se chamará:
Com a mudança, as competências dos juízes das varas empresariais incluem processar e julgar:
A decisão do unânime do TJCE ocorreu durante sessão em julho deste ano e considerou “a necessidade de modificação do quantitativo de unidades judiciárias em determinadas competências, cuja alteração se mostra indispensável para atender à demanda processual do Poder Judiciário do Estado do Ceará”.
Veja também
A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) comemorou a implantação das varas empresariais. Segundo a instituição, a mudança se deu após proposição do advogado João Rafael Furtado, atual presidente da Comissão sobre a Lei Geral de Proteção de Dados da Ordem.
Furtado solicitou à OAB-CE o envio de um requerimento ao Poder Judiciário para a criação e implantação de uma vara especializada de competência regional, focada na resolução de conflitos empresariais e relacionados à arbitragem.
Segundo ele, varas e câmaras especializadas em julgar um tema específico permitem dar celeridade e eficiência aos processos desses ramos.
“Em São Paulo, por exemplo, já existem varas e câmaras especializadas na matéria empresarial. É certo afirmar que essas demandas passaram a ter mais fluidez e técnica, assegurando uma maior segurança jurídica aos envolvidos. Isso é algo que desejamos que aconteça aqui”, afirmou.
O pedido foi feito em 2019 ao presidente do TJCE, desembargador Washington Luís Bezerra de Araújo.
O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, destacou que as varas empresariais são uma conquista para a advocacia. “Já temos varas especializadas em outras capitais brasileiras, que atuam com grande sucesso para atender as demandas empresariais. A criação da vara em Fortaleza irá beneficiar bastante a advocacia local”, comemorou.