Você, caro leitor, gosta de Sirigado, que é o outro nome do Badejo? Pois saiba que ele – um peixe nobre muito consumido no mundo todo, inclusive no Ceará – é uma espécie em extinção e, por isto mesmo, deveria o governo brasileiro, para preservá-la, impor-lhe um período de defeso, como o que existe para a lagosta.
Este foi, com todas as letras, o primeiro aviso que o engenheiro civil, empresário, restaurateur e “chef” André Bichucher transmitiu ontem aos 60 convidados para o lançamento do novo cardápio do seu restaurante Mangue Azul.
Pela razão acima, o segundo aviso foi o seguinte:
“Em vez de Sirigado, peçam o Pampo, a Chacarona, a Bicuda, o Xaréu e o Galo do Alto, que são peixes muito saborosos que existem ao longo dos 570 quilômetros de Litoral do Ceará e que servimos aqui”.
Para os que duvidaram, sua nova “chef”, a paulistana Fabiana Agostini, serviu o Galo do Alto e o Xaréu com molhos elaborados com produtos 100% encontrados nas zonas de praia, nas serras e nos sertões cearenses, iguarias que constam do novo cardápio da casa, também lançado ontem, e harmonizadas com premiados vinhos tinto e branco produzidos pelas melhores vinícolas gaúchas.
Para oferecer essa variedade e ainda desconhecida variedade de peixes em seu estabelecimento, André Bichucher percorreu, com sua mulher Cecília, quase todas as praias do Ceará. E fechou parceria com pequenos pescadores, que lhe fornecem o que pescam no alto mar. “Temos uma parceria perfeita, confiável e sustentável”, disse ele, referindo-se “à necessidade que todos devemos ter para a defesa e a preservação do nosso planeta”.
O que primeiro atrai a atenção de quem entra no Mangue Azul é uma obra de arte da pintora francesa Dominique Jardy, que pintou em 80 m² de paredes do principal salão da casa um pedaço da ilha que Bichucher tem numa área de mangue de Camocim, no Litoral Oeste do Ceará.
É um trabalho tão perfeito que o desavisado o confunde com papel de parede ou com uma imensa fotografia. Jardy utilizou uma técnica desenvolvida por ela, o que a conduziu à fidelidade das cores do manguezal.
Empresários de todos os tamanhos, como José Carlos Pontes, Otacílio Valente e Deib Otoch, alguns famosos, como o ex-reitor da UFC, Cândido Albuquerque, e formadores de opinião compareceram ao evento, que terminou com uma salva de palmas dos presentes ao time de chefes que produziram o agradável jantar.