Missão Faec à Califórnia entusiasma e outra já se forma para 2025

Cearenses conheceram maior fábrica de queijos Cheddar dos EUA e visitaram plantação de alcachofra irrigada com água de reúso

Legenda: Centro Mundial da Alcachofra, localizado na Califórnia, foi visitado pela Missão da Faec
Foto: Faec / Divulgação

Entusiasmados com o que já viram e com o que estão vendo na Califórnia, onde está a mais moderna e desenvolvida agropecuária dos EUA, os presidentes das Federações da Agricultura do Ceará, Amílcar Silveira; José Vieira, do Rio Grande do Norte; e Fernado César Ribeiro, do Distrito Federal, decidiram hoje organizar missão semelhante que, no próximo ano, juntará produtores rurais de vários estados brasileiros que cumprirão aqui, com o apoio da Universidade da Califórnia Davis, o mesmo roteiro da atual Missão da Faec.

Essa decisão foi tomada depois que os 25 integrantes da missão visitaram, ontem, a fazenda da Hilmar Cheese Company, maior produtora de queijo Cheddar dos EUA, “algo inacreditável, tanto na organização empresarial, quanto nas instalações industriais e até no Centro de Visitação da propriedade”, que está localizada na cidade de Hilmar.

Mas isso é pouco: o time da Missão da Faec visitou, também, o Vale do Silício, detendo-se nas instalações da Google e da Apple, das quais saíram “encantados”, conforme expressão usada pelo presidente da Faec, Amílcar Fernandes, em mensagem transmitida à coluna.

Na manhã desta terça-feira, os cearenses visitaram uma grande fazenda produtora e exportadora de pistache e amêndoas. “É uma coisa impressionante. Você percorre meia hora de automóvel e não vê outra coisa que não seja pistache e amêndoa, de um lado e outro da estrada, e estrada asfaltada”, contou Amílcar Silveira.

Na mesma região, eles conheceram uma grande plantação de alcachofra, irrigada com água de reuso. Batizada de Centro Mundial da Alcachofra, essa área é referência internacional no cultivo da alcachofra.

“Considero excelente a ideia de organizar uma missão empresarial maior, incluindo produtores rurais de outras federações, porque é necessário transmitir o conhecimento a respeito da inovação e das novas tecnologias que a agropecuária do mundo desenvolvido está praticando”, disse José Vieira, presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Norte com o assentimento; do seu colega do Distrito Federal, Fernando César Ribeiro.

Veja também