Evangelho de Hoje,6ª feira, 14/10 (Lc 12, 1-7)

Jesusdisse aos seus discípulos: "Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido."

Naquele tempo, milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: 'Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei. Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.  

Reflexão – Não tenhamos medo de dizer a verdade

Veja também

Apesar de que milhares de pessoas se reunissem para escutá-Lo falar, Jesus se dirigia primeiro aos seus discípulos! Daí, nós observamos que os mais próximos são os primeiros que escutam os ensinamentos do Senhor e os que mais aprendem com o Mestre. Todos nós que temos comunhão com Jesus na oração e intimidade com Ele por meio da Sua Palavra, guiados pelo Seu Espírito Santo, aprendemos a viver a verdade do Evangelho. O Senhor está nos alertando e exortando para que não caiamos na hipocrisia do mundo e que tomemos cuidado com o fermento dos fariseus. O fermento dos fariseus era a hipocrisia, pois, falavam o que não viviam e exigiam dos outros ações que eles mesmos não praticavam. As suas palavras, gestos e atitudes divergiam daquilo que traziam dentro do coração. Faziam julgamentos inconsequentes, não tinham compaixão com os erros das pessoas e por essa razão eram temidos pelo povo. Jesus, no entanto, pregava a transparência e a verdade, como norma de vida para todos os homens: “Não há nada de escondido que não venha a ser revelado”.  E acrescentava “não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isso”; “temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.” Deste modo, nós também somos exortados a não ter medo daqueles (as) que tramam contra os filhos de Deus.  Não tenhamos medo de dizer a verdade, de proclamar bem alto o que o Espírito nos inspirar. O Senhor, que nos criou, sabe tudo a nosso respeito, sabe da nossa constituição, corpo, alma e espírito e conhece profundamente as nossas intenções. Valemos muito mais do que os pardais e nenhum de nós será esquecido por Deus.  O Senhor nos guarda com carinho para o Seu dia. – Você tem medo dos homens?   -  Você costuma se render aos projetos dos homens por receio de que eles possam prejudicá-lo (a)? - Você é fiel ao Evangelho, mesmo que seja contra todo o mundo? -   Você é uma pessoa dada a segredos, subterfúgios, ou é transparente e claro (a) nas suas colocações? 

Helena Colares Serpa - COMUNIDADE CATÓLICA MISSIONÁRIA MARIANA UM NOVO CAMINHO