Evangelho de hoje (Mc 7, 1-13)

"Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim".

Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: 'Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?' Jesus respondeu: 'Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois, as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.' E dizia-lhes: 'Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. Com efeito, Moisés ordenou: 'Honra teu pai e tua mãe'. E ainda: 'Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer'. Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: 'O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus'. E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas.' 

Reflexão - “A tradição esvazia a Palavra de Deus ”

A mensagem deste Evangelho é muito atual e nos motiva a fazer uma profunda reflexão sobre como estamos conduzindo a nossa vida de cristãos comprometidos com a Palavra de Jesus.  Os nossos gestos, as nossas expressões, o nosso comportamento, palavras e ações devem ser regulados pelo amor de Deus que Jesus veio nos revelar. Não podemos deixar de lado os ensinamentos da Lei de Deus para seguir os preceitos e a tradição humana. Assim como aqueles fariseus e mestres da Lei, nós também, muitas vezes, nos regemos pelo que é convencional e nos esquecemos de que o mandamento de Deus é o amor e Jesus veio nos ensinar a amar com o mesmo amor com que o Pai nos ama.    Com efeito, os mandamentos da Lei de Deus nos foram dados para iluminar o nosso caminhar e não podemos substituí-los para seguir as formalidades do mundo.    As nossas ações apenas exteriores, as nossas palavras soltas e atitudes falsas nos desviam do verdadeiro caminho nos tirando a chance de ser felizes aqui na terra.  De nada valerão a nossa oferta exterior, os ritos, as convenções, as práticas corriqueiras que seguem apenas o manual de instrução do mundo, se não concretizarmos tudo isto através da oferta contrita do nosso coração. Seguir a tradição dos homens é andar conforme a onda do mundo até naquilo oferecemos como doação a Deus, quando deixamos de lado a nossa obrigação de filhos, de filhas, de pais e mães de família, de irmãos de comunidade para impressionar as pessoas com a quantia que ofertamos.  Não podemos nos desviar nem confundir as nossas oferendas: uma coisa é o que se deve ao próximo, outra coisa é o que se deve a Deus e uma coisa não dispensa a outra. Se não tivermos consciência disso, Jesus também nos dirá: “De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos!”  – Você tem deixado de ajudar a alguém na sua casa por que está ajudando na Igreja ou na Comunidade?   – A quem você acha que deve dar prioridade? - Quando você louva a Deus, o faz de coração?  - Você presta atenção nas palavras que pronuncia? - Qual é a sua atitude antes de ir para a celebração Eucarística? Qual é seu pensamento?  Como você vê as pessoas a quem encontra na Igreja? 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO

 



Assuntos Relacionados