Naquele tempo: Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Os anjos perguntaram: 'Mulher, por que choras?' Ela respondeu: 'Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram'. Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: 'Mulher, por que choras? A quem procuras?' Pensando que era o jardineiro, Maria disse: 'Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar'. Então Jesus disse: 'Maria!'
Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: 'Rabuni' (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: 'Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus'. Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: 'Eu vi o Senhor!', e contou o que Jesus lhe tinha dito.
Reflexão – Temos dificuldades de enxergar os sinais de Deus
Centralizada na sua dor e impotente diante do que presenciava diante do túmulo vazio, Maria chorava angustiada. Ela ainda não compreendera aquilo que Jesus já havia revelado aos seus discípulos: que morreria, mas no terceiro dia teria novamente a vida. Por isso, mesmo diante da presença dos anjos, mensageiros de Deus, ela continuava se lamentando: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram!” Maria Madalena não conseguia nem reconhecer o próprio Jesus, que de pé, diante dela, lhe falava e questionava sobre o motivo do seu desespero. Queria ter o corpo de Jesus morto, no entanto, Jesus estava vivo e ressuscitado diante dela. Essa atitude de Maria representa a nossa imagem quando nos deparamos com as situações “trágicas” da nossa vida quando também só choramos e lamentamos sem perceber que Jesus está muito junto de nós e nos questiona: “por que choras? A quem procuras!” Choramos e nos angustiamos por causa da nossa falta de fé e de confiança na Palavra do Senhor. Estamos sempre procurando por Alguém que já está muito perto de nós e, no entanto, não percebemos a Sua presença, porque estacionamos na dor e no sofrimento. Mesmo conhecendo as Escrituras e tendo ciência das promessas de Deus, sabendo que Cristo ressuscitou e que nos deixou o Seu Espírito, nós choramos sem esperança, quando olhamos somente para as “aparências”. Temos dificuldades de “enxergar” as coisas de Deus e os sinais que Ele nos dá nos momentos cruciais da nossa vida. O mundo espiritual está tão perto de nós, e somos incapazes de percebê-lo, concentrados em prestar atenção às coisas e as pessoas que nos rodeiam. Assim como Maria Madalena, nós também confundimos a presença de Jesus com a presença de “outras pessoas” e por isso, passamos por instantes de incerteza e desilusão. Estamos vivendo o tempo Pascal em que recebemos a graça de ver Jesus, de caminhar com Ele, de fazer refeição com Ele, por meio da Sua Palavra! Não podemos perder tempo olhando para o túmulo vazio da nossa existência, Jesus está mais além disso, está no nosso coração! – Para onde você está olhando? – Está remoendo os seus problemas ou procurando ver Jesus? – Onde você acha que Ele está? – Você também já pode dizer como Maria Madalena, eu vi Jesus?
Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO