Alô, PMF! Alô, Enel! Evitem uma tragédia anunciada!

Uma castanheira ameaça desabar sobre automóveis e sobre uma residência na rua Joaquim Nabuco. E isto poderá acontecer hoje, amanhã ou depois

Escrito por
Egídio Serpa egidio.serpa@svm.com.br
(Atualizado às 12:02)
Legenda: Na rua Joaquim Nabuco, a castanheira está perigosamente inclinada e ameaça desabar, causando uma tragédia, agora anunciada
Foto: Egídio Serpa
Esta página é patrocinada por:

Atenção, Prefeitura Municipal de Fortaleza! Alô, Enel Ceará Distribuição! Moradores da rua Joaquim Nabuco, no trecho entre a Avenida Padre Antônio Tomás e a rua Torres Câmara, pedem socorro diante da ameaça de uma catástrofe anunciada: defronte ao número 1485, onde há um condomínio vertical de 11 pavimentos, uma enorme castanheira, por falta de poda, pendeu para um lado e agora pode desabar sobre veículos que trafegam ali, sobre fios elétricos e cabos de fibra ótica de empresas de telecomunicação, sobre uma residência e sobre o muro de outro condomínio em frente.

Nesta semana, repórteres do Sistema Verdes Mares entraram em contato om a PMF e com a Enel e obtiveram de ambas a promessa – não cumprida – de que mandariam equipes até lá para uma vistoria técnica e para a tomada das providências indicadas, a mais sensata das quais será o corte da árvore – o que demandará um dia de trabalho – ou pela poda que reduza a sua altura e o peso dos seus galhos.

No trecho em que se encontra a castanheira, o movimento de automóveis é intenso, sendo que, nos horários de pico, há um forte congestionamento, o que aumenta a proporção da tragédia. Esta coluna, dedicada aos atos e fatos da economia, junta a sua angústia à dos moradores da área em cujo endereço está a árvore perigosamente arqueada.

Há pouco mais de um ano, funcionários do Departamento de Paisagismo da PMF estiveram no local com o objetivo de cortar a árvore. Mas um enxame de abelhas os expulsou de lá, e daí até agora o perigo só se agravou, porque a aumentou inclinação da castanheira  

Amanhã, sábado, 12, dia de pouco trânsito de veículos, a PMF ou a Enel poderia resolver esse problema, que poderá agravar-se se algo não for feito imediatamente.

POSICIONAMENTO DA ENEL

A coluna recebeu da Enel o seguinte posicionamento:

"A Enel Distribuição Ceará informa que a manutenção da arborização no espaço público, incluindo podas preventivas e periódicas para evitar o contato das árvores com a rede elétrica, é atribuição de responsabilidade das prefeituras. A companhia, por sua vez, atua no apoio, realizando podas preventivas e emergenciais, quando os galhos de árvores já estão muito próximos ou tocando os condutores da concessionária, podendo causar quedas de energia e acidentes com a população. 

Sobre o caso da Rua Joaquim Nabuco, em Fortaleza, a distribuidora esclarece que uma equipe já esteve no local para realizar a inspeção da rede. A empresa também informa que a poda para eliminar o risco elétrico será feita até a próxima semana."

Resumindo: se uma tragédia ocorrer, a culpa será da PMF.