11 dias separam o Clássico-Rei (dia 17) do jogo contra o ABC (dia 28). Neste período, o Ceará não terá partidas oficiais e seguirá treinando. Há uma necessidade clara que precisa ser trabalhada: a recuperação e preparação física.
O Alvinegro tem sofrido com lesões musculares neste ano. Contra o Fortaleza, principal jogo até aqui, foram quatro desfalques por problemas musculares (zagueiro Ramon Menezes, meio-campistas Lourenço, Lucas Mugni e Bruninho).
Além disso, tem sido perceptível a queda de intensidade do Vovô no 2º tempo dos jogos. A equipe é capaz de apresentar um alto nível de competitividade, como foi no 1º tempo do Clássico-Rei, mas cair demais no aspecto físico na 2ª metade dos duelos.
É preciso evoluir neste aspecto urgentemente. E, para isso, o departamento de preparação física já montou um cronograma específico.
"Nós teremos três grandes objetivos nesse período que nós temos sem jogos. O primeiro é recuperar os atletas que estão no Departamento Médico, o segundo objetivo é manter o nível dos atletas que a gente entende que estão bem e, por fim, melhorar aqueles atletas que a gente ainda entende que podem evoluir na parte física. Nesse período, nós teremos dois ciclos. Primeiramente, serão trabalhos de força, de resistência e alguns aspectos táticos, nos quatro primeiros dias e atividades mais focadas diretamente no jogo nos dias finais de trabalhos".
Identificar o problema é o primeiro passo para a melhoria. Elaborar um plano de ação e estratégias para a resolução, vem logo em seguida. É preciso, agora, colocar em prática e, principalmente, apresentar evolução nos jogos.
Este conteúdo é útil para você?