O que não fazer na hora de investir

Antes de apresentar o “caminho das pedras” na seara dos investimentos - e como estamos no primeiro mês da coluna -, prefiro iniciar a nossa jornada sob um olhar diferente, indicando o que não devemos fazer na hora de investir. O objetivo é relatar os cinco principais erros dos investidores e, portanto, evitá-los.

Não ter estratégia clara e coerente para seus investimentos: esse é o primeiro e grande erro. Sem qualquer plano, ao fazer investimentos ao sabor do vento, influenciado muitas vezes pelo efeito manada, ou mesmo resgatar recursos em momento errado, reflexo da falta de planejamento e das flutuações normais de mercado, são fatores que dificultam o sucesso nas finanças.

Na minha experiência de 20 anos de mercado financeiro, já me deparei com investidores que adotam a “teoria do chutágoras”. Este é o segundo erro. Investir no que não conhece, utilizando-se unicamente da técnica do chute, pode ser devastador. Estudar e solicitar orientação especializada, buscando entender as características de cada produto financeiro e ativos, e também os riscos, são fundamentais.

Outro erro, que inclusive tem relação com o primeiro, da falta de estratégia, é não ter clareza quanto ao tempo dos investimentos. Não ter um horizonte claro de quanto tempo os recursos serão investidos e também resgatados. Esse erro normalmente resulta na compra de ativos na alta e venda na baixa.

O quarto erro consiste em desprezar os efeitos da inflação nos investimentos. Aqui, vale comentar sobre a caderneta de poupança, pois, infelizmente, vem perdendo a batalha para a inflação. No longo prazo, desconsiderar os efeitos inflacionários certamente será prejudicial para seu capital.

E, por fim, não diversificar os investimentos, o quinto erro. Aplicar seus recursos em um único ou em pouquíssimos ativos é altamente arriscado, sobretudo em momento de grandes oscilações no mercado. Ao decidir pela diversificação, seus ganhos são potencializados no tempo, reduz-se a possibilidade de perdas, além de expandir seu conhecimento, na medida em que busca entender sobre diferentes alternativas de ganhar dinheiro no mercado financeiro.

Grande abraço e até a próxima semana.

*Esse texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.