A economia e seus enigmas

Legenda: A economia avança, mas na jornada para apresentar soluções, encontramos pelo caminho vários enigmas
Foto: Shutterstock

A profissão de economista não é trivial. O nosso campo de atuação, da ciência social aplicada, tem múltiplas searas, perpassando assuntos de desenvolvimento econômico, comércio internacional, conjuntura econômica, mercado financeiro, dentre outros.

A ECONOMIA E A ESCASSEZ

A escassez, ou melhor, o enfrentamento da escassez, é a batalha de todos os dias de nós economistas, sempre no sentido de equacionar os desejos ilimitados da sociedade vis-à-vis aos limitados recursos à nossa disposição.

A ciência econômica desde seu “nascimento” vem apresentando evoluções robustas, como as aplicações de técnicas econométricas (economia + matemática + estatística), na busca de compreender o mundo real.

Veja também

PROGRESSO DA CIÊNCIA ECONÔMICA

Apesar do progresso da ciência econômica, ainda temos muitas soluções a oferecer, especialmente no uso dos recursos de forma eficaz, efetiva e eficiente, em assuntos do clima, desigualdade, saúde e educação, por exemplo.

A economia avança, mas na jornada para apresentar soluções, encontramos pelo caminho vários enigmas. Sofisticados e complexos, os desafios da ciência econômica vão muito além de entender somente as variáveis econômicas.

Além de economista, tenho a honra de atuar como Professor, e não poderia deixar de expor um simples “enigma econômico” para você leitor(a), que circula sobretudo entre estudantes e profissionais da área. O trecho a seguir foi adaptado para melhor compreensão.

O ENIGMA

Um turista, visitando nosso estado, desejando conhecer as belezas do nosso sertão, chega a uma cidade do nosso interior (quem me conhece sabe qual cidade estou pensando!), e procura um local para se hospedar.

Ao chegar no principal hotel da cidade, o turista paga em dinheiro a estadia e logo vai ao quarto conhecer as instalações. Ao receber o dinheiro, o proprietário do hotel rapidamente vai até o supermercado local, ao qual tinha uma conta em aberto.

O gerente do supermercado, ao receber o pagamento, foi ligeiramente sanar uma dívida com a associação dos produtores rurais, que fornece as frutas e verduras.

A associação de produtores rurais, recebendo o dinheiro do supermercado, procurou regularizar as finanças em dia, de maneira que foi ao hotel pagar o aluguel do espaço que havia utilizado na reunião anual dos produtores ocorrida recentemente. E assim, o dinheiro voltou ao caixa do hotel, início da nossa história.

Acontece que o turista voltou a recepção, dizendo não ter gostado das instalações, desistindo da estadia, e assim pediu o dinheiro de volta, que o hotel prontamente o fez.

E assim, ninguém ficou com um real sequer, contudo, todos resolveram seus problemas. Como é possível? Compreender a economia não é trivial. Bem, a resposta fica para o futuro.

DESPEDIDA

Durante os últimos três anos, trouxe para este espaço diversos assuntos, sobre economia e finanças, sempre com o objetivo de “desvendar os enigmas” destas searas tão complexas. Ações, fundos imobiliários, criptomoedas, Real Digital, além de informações e análises econômicas, principalmente do nosso Ceará, foram alguns dos assuntos que abordei.

Me despeço, neste último texto, e deixo uma palavra que sintetiza este momento de despedida para o Diário do Nordeste e a você leitor(a): gratidão.

Grande abraço.

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.



Assuntos Relacionados