Treino aberto do Ceará tem testes de Mancini em coletivo; confira as escalações e os destaques

A atividade contou com quase 15 mil torcedores no Presidente Vargas (PV)

Legenda: O Ceará contratou 12 jogadores para a temporada de 2024
Foto: Thiago Gadelha / SVM

A torcida do Ceará marcou presença no 1º treino aberto do clube na temporada de 2024, realizado neste sábado (13), no estádio Presidente Vargas (PV). Ao todo, 14.194 torcedores alvinegros estiveram presentes, demonstraram apoio ao novo elenco e também acompanharam um coletivo, que serviu para apresentar os reforços e testar escalações sob o comando de Vagner Mancini.

A formação principal foi a 4-3-3, com o time de colete verde vencendo o sem por 3 a 1. Com dois períodos de 35 minutos, os atacantes Saulo Mineiro, duas vezes, e Facundo Castro marcaram para a equipe vitoriosa, enquanto Ramon Menezes descontou após cobrança de escanteio.

A escalação de colete tinha: Fernando Miguel; Richardson, Lucas Ribeiro, David Ricardo e Matheus Baia; Lourenço, Recalde e Aylon; Erick Pulga, Facundo Castro e Saulo. Apesar de improvisações na lateral-direita e no meio-campo, essa foi a equipe que teve mais consistência na atividade.

Escalação do Ceará
Legenda: Escalação do Ceará com colete
Foto: reprodução / Lineup11

O outro grupo contou com: Richard, Léo Rafael, Ramon Menezes, Matheus Felipe e Paulo Victor; Lucas Mugni, Bruninho e Guilherme Castilho; Janderson, Barletta e Facundo Barceló. Na etapa final, jovens das categorias de base foram incorporados, assim como o goleiro Bruno Ferreira.

Escalação do Ceará
Legenda: Escalação do Ceará sem colete
Foto: reprodução / Lineup11

Dos 12 contratados pelo Vovô, o único que não entrou em campo foi o lateral-direito Raí Ramos. O defensor participou da primeira parte do treino, com 1x1 para finalização, e também de exercícios à beira do campo, sendo preservado após desconforto na coxa direita. Quando o coletivo começou, apenas fez corridas em volta do gramado.

Resumo do treino

  • Time de colete venceu o sem colete por 3 a 1. Ambos jogaram no esquema 4-3-3.
  • Saulo (2x) e Facundo Castro marcaram gols da vitória, Ramon Menezes descontou.
  • Dos 12 reforços, apenas Raí Ramos não participou da atividade.
  • Pulga conseguiu duas assistências e se movimentou bem. No meio-campo, Recalde se destacou.
  • Léo Rafael e Richardson foram improvisados nas laterais-direitas dos times.
  • Nenhum time teve volantes de ofício na formação - o único do elenco é Richardson.
  • As duplas de zaga foram Ramon Menezes + Matheus Felipe X Lucas Ribeiro + David Ricardo.
  • Bruninho, Matheus Felipe e Facundo Castro sentiram o treino e não ficaram até o fim.
  • Castilho foi o atleta mais perigoso na bola parada e contribuiu com uma assistência em escanteio.
  • O volante ganês Steven, destaque da base, foi acionado na reta final da partida. 

Torcida do Ceará faz festa no PV
Legenda: O encontro será em Carlos de Alencar Pinto, no período da manhã
Foto: Thiago Gadelha / SVM

Destaques do treino

O momento da temporada é inicial, de ganho técnico e coletivo. Com a ausência de volantes, apenas Richardson no elenco, as formações ficaram muito ofensivas, cheias de atacantes. Assim, os enfrentamentos e as investidas eram facilitadas, e quem estava melhor fisicamente se sobressaiu.

O paraguaio Recalde chamou atenção pela movimentação ofensiva e a disposição na defesa. O uruguaio Facundo Castro também apareceu bem, com um gol e uma assistência, aberto na direita. Para completar, Fernando Miguel foi exigido e conseguiu realizar intervenções importantes.

Dentre os remanescentes no grupo, Erick Pulga, com duas assistências, e Saulo Mineiro, com dois gols, participaram bem da partida pelo time de colete. Do outro lado, Castilho conseguiu se destacar nas bolas paradas, sempre cobrando falta e escanteio, que originou o gol de Ramon Menezes.

Vale ressaltar que o zagueiro Matheus Felipe, o meia Bruninho e o atacante Facundo Castro sentiram o peso da atividade e foram substituídos após o intervalo. A estreia do Ceará em 2024 será contra o Maracanã, no próximo domingo (21), às 17h30, no PV, pelo Campeonato Cearense.

Acompanhe a transmissão do treino aberto do Ceará

Veja também