Pulseira tecnológica, racha com ídolos e games: os planos do Ceará para aproximar o torcedor

Clube foi o primeiro no Brasil com uma iniciativa aberta para desenvolvimento de tecnologia

Legenda: Com os bons resultados esportivos que teve em 2020, Ceará contaria com estádios lotados em condições normais
Foto: JL Rosa / SVM

O Ceará Sporting Club deu um passo importante em prol da vanguarda da tecnologia no futebol. O clube foi o primeiro do Brasil a lançar um programa de desenvolvimento para startups, em ação denominada de Vozão Conecta. O saldo final: uma série de novos serviços preparados ao torcedor.

A proposta foi desenvolvida em parceria com a empresa Enzima e teve duração de três meses, encerrada em fevereiro. Com edital aberto e desafios impostos ao mercado, a diretoria do Vovô recebeu mais de 100 inscrições para viabilizar plataformas de inovação.

Do montante, sete foram selecionadas - entre instituições brasileiras e dos EUA. “Estamos com alguns projetos em processo final de implantação, outros com resultados promissores. A gente lançou desafios e buscamos soluções envolvendo o clube e também o torcedor”, explicou Marcos Medina, gerente de Tecnologia e Inovação do clube.

As respectivas ações ativações de produtos são parte das metas desenvolvidas pelos setores comercial, de tecnologia e de marketing - com coordenação do diretor Lavor Neto. Com apoio de colaboradores, a estimativa de lançamento de parte das ativações está sujeita ao retorno do público.

Na troca, o Ceará oferece espaço para desenvolvimento das startups e, com os projetos concluídos e testados, pode firmar contratos para sequência do produto - além de contribuir com a divulgação das empresas. Todos os itens acordados são ideias e podem ser lançados ao longo de 2021.

Projetos do Ceará com foco na experiência do torcedor

  • Pulseira tecnológica: equipamento disponibilizado ao torcedor para efetuar pagamentos e contratação de serviços com mais facilidade durante as partidas com mandos do clube.
  • Organização de rachas com ídolos do clube: chance de contratar ex-atletas para eventos, além das presenças do mascote Vozão e das Vovozetes.
  • Museu online: espaço virtual com parte do acervo histórico do clube.
  • Ferramenta de gamificação: plataformas interativas para realizar games e apostas através de perguntas como: indique quem será o primeiro atleta do Ceará a marcar um gol na partida.

“É um movimento integrado e todos ganham. Tem o desenvolvimento, mas a gente também coloca a startup no mercado, abre oportunidades”, reforçou João Costa, gerente de marketing do Ceará.

Para além dos mecanismos voltados ao torcedor, o Ceará conseguiu viabilizar projetos para acelerar a comunicação interna, ampliar a produção audiovisual, fornecer maior acompanhamento de contratos e ter um sistema de edição adaptado ao departamento de análise alvinegro.

“A visão do Ceará era para buscar soluções e olhar para dentro do mercado também. Até com empresas cearenses, conseguiram melhorar a comunicação interna, estreitar laços de patrocínio, TI e torcida. A gestão ajuda nisso, com tudo bem feito se chega em mais receita e impacto”, detalhou Felipe Ribbe, head de novos negócios da Enzima.

Assim, as perspectivas de crescimento são mantidas. Alinhado com o desenvolvimento tecnológico, o equilíbrio financeiro e os resultados esportivos, o Alvinegro de Porangabuçu se consolida como potência emergente e pronta para atingir novos degraus de profissionalização.