Michel, Orobó e Bonilha: saiba quanto o Fortaleza liberou na folha com saídas na pandemia

O elenco sofreu baixas, mas também ganhou reforços para recompor as posições

Legenda: Atletas tinha pouca oportunidade em campo e acertaram transferência para novo clube
Foto: Luan Erick / Pedro Chaves / JL Rosa

A diretoria do Fortaleza avalia o elenco de 2020 pelo desempenho e as oportunidades concedidas junto da comissão técnica. Em cenário de pandemia de Covid-19, com decréscimo de receitas, parte dos atletas pouco aproveitados foi liberada para diminuir a folha salarial e abrir espaço em novas contratações. Ao todo, o clube economizou R$ 320 mil mensais com as baixas.

O último a entrar na lista foi Tiago Orobó, atacante emprestado à Ponte Preta até fevereiro de 2021. O cálculo envolve também os volantes Michel (devolvido ao Grêmio) e Nenê Bonilha (acerto com Cuiabá), e os atacantes Madson (devolvido ao Corinthians) e Edson Cariús (empréstimo para Al Jabalain, da Arábia Saudita).

As saídas são parte da gestão interna do plantel. Em trabalho conjunto do departamento de futebol e do técnico Rogério Ceni, os jogadores são analisados mediante custo-benefício. Todos são tratados como ativos importantes pela priorização do equilíbrio financeiro: ao investir em um atleta, a aposta é de valorização e aplicação no modelo tático tricolor.

Legenda: Rogério Ceni prioriza a escolha de jogadores que possam se adequar ao modelo de jogo atual do Fortaleza
Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza

A rescisão contratual então é alternativa quando há possibilidade de maior evolução técnica em outra equipe ou elevado gasto para baixo retorno. No entanto, vale ressaltar a importância de peças que possuem menos minutagem, mas são importantes para o ambiente do grupo, como o volante Derley.

No fim, o movimento é de balanço econômico. A atual gestão administra com cautela os gastos e evita contratações que possam impactar negativamente na estrutura financeira, ou seja, reforços que possam deixar o Fortaleza em déficit - o pagamento regular dos salários, por exemplo, é prioridade.

A atuação no mercado é pautado na responsabilidade. Com os atletas liberados, o time trouxe reposições específicas em oportunidades de negociação, como o volante Ronald e os atacantes Franco Fragapane e Bergson. A ideia de chegar com custo zero e aval do Centro de Inteligência (Cifec) é opção buscada. Com paciência e cuidado, o Leão renova o plantel.