Janela de transferência fecha hoje (12); entenda a regra e vote nas prioridades de Ceará e Fortaleza

Os times cearenses investem alto no mercado para a temporada de 2022

Legenda: A Série A do Campeonato Brasileiro é uma competição organizada pela CBF
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

A primeira janela de transferências do futebol brasileiro se encerra nesta terça-feira, dia 12 de abril. A data é um marco no Brasil: um mecanismo inédito implantado pela CBF após readequação da Fifa. Assim, as últimas contratações entre clubes, incluindo do mercado internacional, devem ocorrer hoje.

Janelas de transferência do futebol brasileiro em 2022

  • Primeiro intervalo: entre 19 de janeiro e 12 de abril.
  • Segundo intervalo: entre 18 de julho e 15 de agosto.

Atletas de Ceará e Fortaleza disputam lance no corpo físico
Legenda: Ceará e Fortaleza são os únicos times do Nordeste na Série A de 2022
Foto: Kid Júnior / SVM

O novo prazo será aberto entre 18 de julho e 15 de agosto. A proposta é manter uma hegemonia do mercado no mundo, com a fixação de intervalos para a chegada de reforços. Vale ressaltar, no entanto, que a regra é aplicada apenas nos times das Séries A e B, o que envolve Ceará e Fortaleza.

Com os trâmites burocráticos, a inscrição no Boletim Informativo Diário (BID) não precisa ser hoje, mas o acordo e a documentação no sistema de registro da CBF deve ser concluída nesta data para o jogador conseguir atuar ainda no 1º semestre. Caso contrário, será necessário esperar a nova janela.

As movimentações servem para atletas do mercado nacional e internacional. A partir de 2022, os clubes brasileiros devem respeitar a janela de transferências da CBF. A regra ainda é válida para o retorno de jogadores emprestados, ou seja, essa transferência também deve ocorrer dentro desse intervalo.

inter@

inter@

Quem pode ser contratado depois?

A limitação das transferências foi imposta para movimentações de atletas que defendem um clube ou que possuem vínculos de empréstimo firmados em 2022. Assim, caso um atleta rescinda o contrato antes do fechamento da janela, no dia 12 de abril, está apto para se transferir para uma nova equipe.

O regimento apresenta exceções previstas pela Fifa, como os desligamentos via Justiça, a exemplo da falta de pagamento de salário por um longo período do time empregador. O cenário da guerra entre Ucrânia e Rússia também deve ser encarado como episódio que inibe aplicação dessa janela.

Qual posição é prioridade de contratação para Ceará e Fortaleza?

inter@

inter@