Fortaleza pode contratar novos jogadores após punição da Fifa? Veja situação do transfer ban

O clube aguarda uma resposta ao efeito suspensivo da punição do clube

Legenda: O Fortaleza foi punido pela Fifa e não pode inscrever novos jogadores por duas janelas
Foto: Karim Georges / Fortaleza

A diretoria do Fortaleza aguarda uma resposta sobre o pedido de efeito suspensivo para a punição de dois Transfer Ban - emitidos pela Fifa ao clube. A decisão foi divulgada na última terça-feira (8), em resposta à denúncia do Colo-Colo, do Chile, que contestou a transferência do atacante Lucero.

O Diário do Nordeste explica o significado da sanção, que é prevista no Código Disciplinar quando uma agremiação descumpre uma decisão de natureza econômica e então é acionada pela entidade.

Punição de Transfer Ban do Fortaleza

Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-CE, o advogado Breno Gondim explicou que a síntese da punição é que “o Fortaleza ficará impedido de registrar novos jogadores a nível internacional ou nacional. Quando a punição é aplicada pela FIFA, é feito a comunicação para impor tal restrição em âmbito nacional também, no caso via CBF". Isso pois a penalização da Fifa é repassada e acatada no Brasil.

Assim, uma contratação pode ser efetuada, mas sem a inscrição no BID, o atleta não poderia atuar. A liberação existiria apenas com o fim do Transfer Ban, no caso do Fortaleza, só na janela de 2025.

Vale ressaltar que a equipe pode realizar empréstimos de atletas e também a venda de jogadores.

Caio Alexandre e Yago Pikachu

Pikachu comemora gol pelo Fortaleza
Legenda: Pikachu foi um dos destaques do esquema tático 3-5-2 do Fortaleza sob o comando de Vojvoda
Foto: Thiago Gadelha / SVM

O volante Caio Alexandre, do Vancouver Whitecaps-CAN, e o ala Yago Pikachu, do Shimizu S-Pulse-JAP, são casos excepcionais. A dupla está emprestada ao Fortaleza até o fim de 2023 e, a depender da decisão judicial, podem sofrer impacto. Isso porque não são "jogadores novos", como previsto na pena do Transfer Ban, mas os contratos precisam sofrer uma alteração de empréstimo para vínculo em definitivo, e essa mudança deveria ser executada antes da aplicação da pena definitiva pela Fifa.

Deste modo, a diretoria analisa a situação com cautela. Uma solução avaliada é a renovação do empréstimo, em um período que supere a pena do Transfer Ban, ganhando mais tempo para a aquisição dos jogadores.

Jogadores emprestados

Gustavo Coutinho comemora gol
Legenda: Revelado pelo Fortaleza, Gustavo Coutinho é o artilheiro da Série B de 2023 com o Atlético-GO
Foto: Ingryd Oliveira / Atlético-GO

Para atletas que pertencem ao Fortaleza e estão emprestados para outros times, não há nenhuma sanção. Ativos como o lateral-esquerdo Bruno Melo, cedido ao Goiás, e o atacante Coutinho, no Atlético-GO, por exemplo, podem retornar ao fim dos períodos e ficar à disposição.

“Quando um jogador é emprestado, o contrato dele é suspenso com o time de origem e ativado na nova instituição. No movimento de retorno, o contrato dele é reativo. Não há impedimento no Transfer Ban porque ele já possui vínculo com a instituição, não é um atleta novo”.
Breno Gondim
Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB-CE

Por isso, essas peças cedidas podem atuar posteriormente ou até retornar ao mercado. Outros nomes também nesse modelo são o meia Sammuel (Atlético-GO) e o atacante Renato Kayzer (América-MG).