O mercado da bola da temporada de 2021 foi considerado histórico. Estrelas do futebol mundial mudaram de clubes, como Lionel Messi (PSG) e Cristiano Ronaldo (Manchester United). Assim, a revista de economia Forbes atualizou o ranking dos maiores salários de atletas na modalidade.
Os astros ocupam o pódio ao lado do atacante brasileiro Neymar, também do PSG. No top-10 houve um acréscimo de 2,6% nos valores totais em comparação ao último ano esportivo, em fortuna estimada em US$ 585 milhões. Confira os mais bem pagos, segundo a Forbes.
Com cinco bolas de ouro na Fifa, o atacante português retornou ao Manchester United na atual temporada e reassumiu a primeira posição, apesar dos 36 anos de idade. O jogador recebeu mais de US$ 1 bilhão em ganhos na carreira, o primeiro atleta de esporte coletivo com a referida marca.
Recordista de bolas de ouro na Fifa, com seis premiações, e apontado como maior ídolo da história do Barcelona, o argentino precisou deixar o clube espanhol por causa de uma crise econômica na instituição. No PSG, receberá menos que no possível contrato do Barça, mas fica na 2ª posição.
Único brasieliro no Top-10, Neymar renovou contrato com o PSG até 2025 e ganhou uma valorização. Em salário, por exemplo, tem valor similar ao de Messi e até maior que o de CR7. Em busca do sonhado título da Liga dos Campeões pelo PSG, pode se valorizar mais com patrocínio.
Campeão do mundo pela França e apontado como um dos possíveis Bola de Ouro no futuro, o francês é jovem e está entre os maiores pagamentos do planeta. Os valores poderiam até ser maiores se tivesse aceitado a renovação do PSG - o contrato atual acaba em julho de 2022.
Uma das estrelas do Liverpool, o craque do Egito é o único africano no Top-10 de pagamentos da Forbes. Com quebra de recordes na Premier League, tem peso importante na luta contra a xenofobia no Velho Continente, principalmente em prol da maior aceitação aos mulçumanos no esporte.
Atual melhor do mundo, o atacante polonês é o grande astro do Bayern de Munique. Com marcas expressivas dentro de campo, também foi eleito o Chuteira de Ouro da Europa, um troféu para o artilheiro da temporada. O contrato atual na Alemanha é encerrado no ano de 2023.
Uma das lendas do futebol espanhol, ídolo no Barcelona e herói da Copa do Mundo da Espanha, o veterano jogador tem o principal pagamento do futebol asiático na reta final da carreira. No Japão, ajudou o Vissel Kobe a vencer a SuperTaça pela primeira vez na história em 2020.
Mais um dos craques da geração francesa que conquistou a Copa do Mundo de 2018, o volante Pogba tem um dos principais salários do Manchester United. No auge da forma física, possui contrato próximo do fim do clube francês, mas pode renovar e subir no ranking.
O galês chegou ao Real Madrid para retomar o projeto de galáticos ao lado de Cristiano Ronaldo. Com a saída de CR7, tentou assumir o protagonismo, mas não teve sequência e foi emprestado. De volta ao clube, segue como um dos principais salários do time espanhol.
Um dos grandes nomes da geração belga, Hazard fez história no Chelsea e chegou ao Real Madrid para ser a nova imagem do momento pós-Cristiano Ronaldo. O atacante, no entanto, acumulou lesões e ainda não entregou o esperado, mas segue entre os principais salários do time.