Ceará vence na bola parada e agora depende apenas de si para avançar na Copa do Nordeste

O Vovô superou o Treze-PB por 1 a 0, neste domingo (24), fora de casa

Legenda: David Ricardo marcou o gol da vitória do Ceará contra o Treze-PB
Foto: Felipe Santos / Ceará

O Ceará conquistou um resultado fundamental na Copa do Nordeste de 2024. A vitória contra o Treze-PB por 1 a 0, neste domingo (24), fora de casa, faz o time depender apenas de si para avançar ao mata-mata. Após iniciar a 7ª rodada na 5ª posição do Grupo A, termina agora dentro do G-4.

Com 12 pontos, basta vencer o Itabaiana-BA na quarta-feira (27), às 21h30, na Arena Castelão, para garantir a classificação. Empate ou derrota também podem servir, no entanto, dependeria de tropeços dos adversários do chaveamento.

De sobra, tem a 2ª vitória consecutiva no torneio. Antes, venceu o Fortaleza por 1 a 0, em prévia das finais do Campeonato Cearense. E além da vaga, o Vovô tem chance de ser líder do Grupo B, colocação do Sport no momento, com 14.

Bola parada funcionou

Em campo, a exibição pode ser dividida em dois períodos. A etapa inicial foi ruim, com o Ceará apenas se defendendo, com baixa criação no ataque, principalmente de Bruninho e Janderson. O Treze-PB teve mais volume, mas forçou muito o jogo aéreo e não conseguiu levar vantagem.

Na volta do intervalo, o técnico Vagner Mancini colocou Saulo em campo e mudou a formação para 4-4-2. Aos 2 minutos, a bola parada funcionou, com David Ricardo aproveitando cobrança de escanteio de Lourenço e abrindo placar para 1 a 0.

Atletas de Ceará e Treze-PB disputam bola
Legenda: O Ceará melhorou a produção ofensiva no 2º tempo contra o Treze-PB
Foto: Felipe Santos / Ceará

O ponto alto da equipe reside na manutenção do ímpeto. Diferente de jogos anteriores, sustentou o volume ofensivo, teve chance de ampliar e seguiu intenso na marcação, não recuando. Assim, manteve o placar, encerrando com uma linha de 5 defensores, sendo três zagueiros - David Ricardo, Matheus Felipe e Ramon Menezes.

Mancini teve muitos méritos, com o ajuste tático e o comportamento coletivo. Sem Erick Pulga, Aylon e Guilherme Castilho, o comandante encontrou soluções dentro do jogo, conquistando uma vitória que mantém o time muito vivo no Nordestão.