Ceará escolheu Felipe Vizeu em primeira grande investida no mercado internacional

Atacante foi buscado na Itália com auxílio do departamento de futebol e banco de dados alvinegro

Legenda: Felipe Vizeu foi revelado pelo Flamengo e tem contrato com a Udinese-ITA até 2023
Foto: Felipe Santos / Ceará

O Ceará Sporting Club escolheu Felipe Vizeu como primeira grande investida no mercado internacional. O atacante de 23 anos, com mercado e forte concorrência, foi definido após estudo de uma lista de opções para a posição. E a negociação mostra a ambição alvinegra na temporada.

É fato: Vizeu sequer estreou, mas a contratação mostra o trabalho do departamento de futebol. Mais que aposta, tem status para brigar pela titularidade e surge a fim de suprir a carência de um goleador no plantel de Guto Ferreira.

No processo, o desenvolvimento do setor de mapeamento de atletas foi crucial. Apesar do volante Marthã também ter sido contratado através de passagem na Ucrânia, a chegada do centroavante exigiu uma negociação mais detalhada, com maior participação da análise de desempenho.

Legenda: Vizeu é tratado como atleta de potencial e tem passagem pela Seleção Brasileira Sub-20
Foto: divulgação / CBF

A condução das tratativas foi de Jorge Macedo, executivo de futebol alvinegro. O monitoramento existia desde o empréstimo do atleta da Udinese para o Akhmat Grozny, da Rússia.

Como o dirigente participou da transferência de nomes como Edenilson e Aránguiz quando trabalhava no Internacional, a boa relação com a gestão italiana tornou o time favorito. Já o desejo de retornar ao Brasil e ter estabilidade financeira estreitou os laços entre o atacante e o clube.

O acordo deve ser apenas o primeiro neste novo estágio de aquisição de jogadores do Vovô, implantado na gestão do presidente Robinson de Castro. O time mostrou agilidade para resolver os trâmites jurídicos e inscreveu Vizeu no BID da CBF em seis dias úteis - o tornado apto para ser escalado.

Com experiência em Flamengo e Grêmio, Vizeu está no Ceará para crescer. E o acordo fixo até junho de 2021 pode ser ampliado a depender do desempenho com a camisa alvinegra e do interesse da Udinese.