Rival do Fortaleza nas oitavas da Copa Sul-Americana é definido; conheça o Libertad, do Paraguai

O time paraguaio eliminou o Tigre-ARG nesta quinta-feira (20), no playoff

Escrito por
(Atualizado às 14:11, em 21 de Julho de 2023)

O Fortaleza conheceu, nesta quinta-feira (20), o adversário nas oitavas de final da Copa Sul-Americana 2023: o Libertad, do Paraguai. O clube eliminou o Tigre, da Argentina, na disputa do playoff e avançou: o confronto teve placar agregado de 3 a 1, com duas vitórias paraguaias: a ida foi 2 a 1, com a volta, na Argentina, sendo 1 a 0.

Vale ressaltar que o time chegou na Sula após ficar na 3ª colocação do Grupo G da Libertadores, brigando por vaga com Athletico-PR, Atlético-MG e Alianza Lima, do Peru. Assim, será o oponente do Leão na eliminatória.

Confrontos das oitavas de final da Copa Sul-Americana 2023

  • Fortaleza x Libertad (PAR)
  • América-MG x Red Bull Bragantino
  • Botafogo x Guaraní (PAR)
  • Goiás x Estudiantes (ARG)
  • São Paulo x San Lorenzo (ARG)
  • Corinthians x Newell's Old Boys (ARG)
  • Emelec (EQU) x Defensa Y Justicia (ARG)
  • LDU (EQU) x Ñublense (CHI) OU Audax Italiano (CHI)

O duelo de ida será no dia 1º de agosto (terça), às 19h, no Paraguai, com a volta no dia 8 (terça), às 19h, na Arena Castelão. A premiação para o classificado às quartas é de US$ 600 mil (cerca de R$ 2,8 milhões). Como a Conmebol definiu o chaveamento até a final, na próxima fase, o vencedor de Fortaleza x Libertad enfrentará a chave do duelo de América-MG x RB Bragantino.

O Diário do Nordeste apresenta detalhes do Libertad-PAR, o próximo adversário do Fortaleza na Sula de 2023.

Histórico

O Libertad está no rol dos principais clubes do Paraguai, ao lado de Olímpia e Cerro Porteño. O 'Albinegro' é figura constante nos torneios da Conmebol, mas ainda busca um grande título internacional.

Nas principais conquistas, tem Campeonato Paraguaio (23x), Copa do Paraguai (1x) e Torneio República (2x).

Defensores del Chaco

Nos principais eventos da Conmebol, como a Sul-Americana, o Libertad utiliza o estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. O local é a casa da seleção nacional e tem capacidade para 42.354 torcedores.

Desempenho

O Libertad realiza uma grande temporada: são 22 vitórias, quatro empates e seis derrotas. No Paraguai, foi o campeão do Torneio Apertura, que marca o primeiro semestre da temporada do país. Agora, realiza o Torneio Clausura, onde venceu na 1ª rodada. Logo, se apresenta com vantagem em 2023 no cenário nacional.

Na Libertadores, esteve no Grupo G e 'vendeu caro' os duelos contra Atlético-MG, Athletico-PR e Alianza Lima-PER. Contra brasileiros, diante do Galo, venceu no Mineirão (0x1) e empatou em casa (1x1), enquanto somou duas derrotas para o time paranaense.

Elenco

O time do Libertad é tem média de idade de 27 anos, e poucos estrangeiros no elenco. Na parte tática, varia entre 3-5-2 e 4-4-2, com uma postura de muita imposição física, contra-ataque e aposta na bola aérea.

Os destaques são o goleiro uruguaio Martín Silva, o zagueiro argentino Barboza e o atacante paraguaio Villalba, com seis gols e 12 assistências. Na frente, tem como artilheiro o experiente centroavante Oscar Cardozo, de 40 anos, e passagens pelo futebol europeu, com 16 bolas na rede na atual temporada.

No setor, se alterna na posição com o também paraguaio Roque Santa Cruz, de 41 anos. O atacante ainda não marcou na temporada, mas é uma peça de confiança da comissão técnica e soma bons momentos em grandes times como Bayern de Munique-ALE, Manchester City-ING e Málaga-ESP.