Nascimento, vida e morte: o que fica após nosso ciclo?

Legenda: A generosidade, o esforço, a perseverança, a tentativa de acertar e fazer o bem são os grandes tesouros que deixamos após a nossa morte carnal
Foto: Pexels

No momento, faço uma revisão, reflexão e avaliação do trabalho do qual faço parte na equipe do Fortaleza Basquete Cearense (FBC), que é a única representante do basquete nacional do estado do Ceará, e faço um retrospecto sobre a última temporada do campeonato de basquete da NBB em que participamos. E neste momento introspectivo, me sinto renascendo. A cada fim de ciclo, nós, treinadores esportivos e empreendedores, morremos um pouco.

Quando fui consultor da novela Bom Sucesso, da Rede Globo, em 2018-2019, tive esta mesma sensação de finamento nas últimas gravações da teledramaturgia. Em todos os trabalhos que faço, me envolvo muito, mergulho de cabeça nos projetos em que participo. 

Veja também

Com a minha experiência de décadas no basquetebol, me dediquei ao treinamento técnico e emocional dos atores que faziam o papel de jogadores e treinadores na novela. Este trabalho foi muito prazeroso e gratificante, fiz grandes amigos/as com quem mantenho contato, como a queridíssima Giovanna Coimbra, que viveu o papel de uma jogadora de basquete no meio de uma patotinha formada só por homens e mostrou toda a sua competência e talento.

Numa tarde chuvosa de sábado em 2019, dias após o término da novela, me bateu uma nostalgia que me remeteu ao início daquele lavor, quando fui um dos três palestrantes para o elenco de Bom Sucesso e fiz uma apresentação sobre basquete. Me lembro da palestra sobre morte, da médica Ana Cláudia Quintana Arantes, autora do livro “A morte é um dia que vale a pena viver”, ela falou sobre o assunto com muita parcimônia e propriedade, fiquei impactado e mexido com as excelentes falas dela. 

Este tema estava ligado ao personagem, meu xará, Alberto, interpretado por Antônio Fagundes, que vivia a vida intensamente enquanto lutava contra um câncer terminal.

Nas inúmeras vezes em que me vi desestimulado e padeci de cansaço misturado à raiva, só o tempo e a fé me fizeram entender que é possível renascer e voltar a ter o mesmo entusiasmo que sempre tive pela vida. Me entrego com o mesmo ardor a cada trabalho que executo.

Não adianta fugir da morte. Ela também se apresenta em vida, quando passamos por fases em que nos sentimos derrotados, para baixo, melancólicos ou depressivo, e não vemos sentido na vida, ao passarmos por estas fases sacralizamos a nossa alma.

A generosidade, o esforço, a perseverança, a tentativa de acertar e fazer o bem são os grandes tesouros que deixamos após a nossa morte carnal. Nada além destes nossos gestos e ações têm importância na herança que deixamos. 

Os bens materiais como carro, lancha, imóvel, joias, entre outros, não representam ou deixam o legado de quem somos e o que fizemos em vida, o nosso bem maior são as nossas atitudes construtivas, atos de generosidade, humildade, amor e ternura. Ficam os momentos que compartilhamos, o conhecimento que compartilhamos e a dedicação com nossa família, amigos e com quem esteve presente na nossa história.

Entre o nascimento e a morte há pequenos renascimentos, tanto físicos como morais, que nos dão a dimensão da beleza que é existir. Seguir e galgar pelo que se acredita nos deixa mais vivos. E neste momento, mais do que nunca na nossa história do século XXI, vemos e experienciamos o quão fundamental é ter saúde antes de mais nada. 

A saúde está conectada aos elementos da natureza: fogo, água, ar, terra, fauna e flora. Ela nos mostra a sua fúria por estarmos interferindo nela, ao destruirmos e invadirmos continuamente o seu espaço, matando espécies diversas. Hoje a natureza se revolta contra nós e contrataca com a disseminação de diversos vírus, e o vírus da vez veio para nos dar um recado: ou mudamos nossa relação com a natureza ou adoeceremos e morreremos cada dia mais, nossa sobrevivência depende da preservação da biodiversidade, chega de crimes ambientais, que vêm acelerando a extinção de espécies não só da flora e da fauna como também a humana.

Falando em vida e preservação, luto para sobreviver de forma harmoniosa com o universo e comigo mesmo. Neste momento de pausa e planejamento para o novo ciclo, o basquete continua a pulsar pelas minhas veias e me traz a coragem necessária para passar por novos desafios, emoções e esforços em busca de novas conquistas com mais amor à vida! 

*Esse texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.



Assuntos Relacionados