Cearense: rodada final da 2ª fase vale liderança, G-4 e vantagens nas semi; veja classificação

A 7ª e última rodada da 2ª fase terá quatro jogos, todos de muita relevância, seja pela liderança em disputa direta no Clássico-Rei, quanto vaga nas semifinais

Legenda: Final da sexta rodada teve goleadas de Ceará, Fortaleza e Atlético/CE

Com o complemento, ontem, da 6ª rodada do Campeonato Cearense, com vitória de Ceará, vitória do Fortaleza e vitória do Atlético/CE, o cenário para a rodada final da 2ª fase é um só: decisão para todos os envolvidos nas próximas quarta e quinta-feira.

Serão quatro jogos de muita relevância para a competição, com todos os clubes com objetivos importantes no certame. Em jogo, estará a disputa da liderança do Estadual entre Fortaleza e Ceará, uma melhor colocação para o Ferroviário e a última vaga do G-4, entre Guarany de Sobral e Atlético.

>Análise: Fortaleza passeia com reservas de olho no Clássico-Rei

>Análise: goleada alvinegra mostra pontos positivos de Guto Ferreira

Veja classificação do Campeonato Cearense 

  1. Fortaleza - 15 pts - 6J - 5V
  2. Ceará - 14 pts - 6J - 4V
  3. Ferroviário - 13 pts - 6J - 4V
  4. Guarany - 10 pts - 6J - 3V
  5. Atlético/CE - 9 pts - 6J - 3V
  6. Caucaia - 3 pts - 6J - 1V
  7. Pacajus - 3 pts - 6J - 1V
  8. Barbalha - 3 pts - 6J - 1V

 A disputa da liderança está acirrada e será entre dois ferrenhos rivais: Fortaleza e Ceará. Separados por apenas um ponto, o Leão (15) e o Vovô (14), duelarão na Arena Castelão, às 22h30, com transmissão da TV Verdes Mares e Rádio Verdes Mares pela liderança. O Tricolor de Aço joga por um empate, enquanto o Alvinegro será líder se vencer.

Embora o Ferroviário tenha 13 pontos, o time coral tem chances remotas de terminar na liderança. Se vencer o Caucaia, às 16 horas, no Elzir Cabral, com transmissão da TV Diário, chegaria aos 16 pontos, mas teria que tirar uma diferença de saldo para o Fortaleza, que é de 13 gols pró-Leão do Pici.

Legenda: Ceará precisa derrotar no Clássico-Rei para assumir a ponta do Estadual
Foto: Felipe Santos/Cearasc.com

Ou seja, o objetivo coral passa a ser vencer seu jogo e torcer para que haja um vencedor no Clássico-Rei. Se isso acontecer, o time coral terminará a 2ª fase como vice-líder, e o derrotado no clássico cairá para 3º lugar.

E a colocação final da 2ª fase não é simbólica, já que pelo regulamento, o time de melhor campanha joga pelo empate em uma possível prorrogação caso o jogo único das semifinais termine empatado. Ou seja, o líder e o vice-líder da 2ª fase nem precisarão vencer para chegar à final do Campeonato Cearense.

Com isso, o Clássico-Rei, que já é quente por tradição, dará ao vencedor uma vantagem relevante para a sequência do Estadual, e, de quebra, ainda deixará o adversário em desvantagem nas semifinais.

Legenda: Fortaleza joga por um empate contra o Ceará para ter vantagem nas semifinais do Cearense
Foto: Pedro Chaves/FCF

Disputa pelo G-4

Outra disputa relevante é a última vaga no G-4 das semifinais. A disputa é entre Guarany de Sobral e Atlético, que estão separados por apenas um ponto.

O Bugre Sobralense tem 10 pontos, enquanto o Atlético tem nove. E ambos enfrentam adversários já sem chances de irem às semifinais. Os dois jogos serão na quinta-feira (16), com o Guarasol enfrentando o Barbalha, às 14 horas, no Raimundão, enquanto no mesmo horário, o Atlético enfrenta o Pacajus, no Vovozão.

Série D

Embora eliminados do Estadual, Barbalha, Caucaia e Pacajus têm remotas chances de Série D do Brasileiro. Caso o futebol cearense tenha um desempenho melhor que o pernambucano ao fim das competições nacionais, ultrapassaria-os no ranking das federações, ganhando mais uma vaga na Série D. Então, o 6º colocado também se classificaria. Mesmo cenário ocorre se o Guarany de Sobral subir de divisão nesta temporada. Como o Cacique do Vale também está classificado para a 4ª divisão em 2021, abriria a vaga.