Com participação do Brasil, handebol e vôlei de praia estreiam nesta quarta (24) no Pan

A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, em Lima, será na sexta (26), mas algumas modalidade já vão entrar em ação antes mesmo do evento que oficializa o pontapé inicial

Legenda: Bicampeã Mundial com a Seleção, a goleiro Babi defende o Brasil desde os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México.
Foto: Foto: Divulgação / COB

A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, em Lima, será na sexta-feira (26), mas algumas modalidade já vão entrar em ação antes mesmo do evento que oficializa o pontapé inicial. Nesta quarta-feira (24), começam as competições de vôlei de praia e handebol, as duas com representantes do Brasil iniciando a disputa.

A seleção feminina de handebol vai enfrentar Cuba, às 22h30 (horário de Brasília), na estreia. Antes, mais cedo, serão realizadas as outras partidas: Porto Rico x Canadá (15h), República Dominicana x Peru (17h30) e Argentina x Estados Unidos (20h). O título no Pan garante a vaga na Olimpíadas ao campeão e é essa a meta do Brasil no torneio.

"A expectativa para a disputa do Pan-Americano é muito boa. A gente fez uma boa série de treinamentos, estamos confiantes e sabemos da nossa responsabilidade. O nosso principal objetivo é ir para a Olimpíada. Vamos em busca do primeiro lugar na competição para conseguir essa vaga para Tóquio", afirmou Duda Amorim, a craque da seleção.

É inegável o favoritismo do Brasil, que além de Duda conta com outras jogadoras com enorme experiência internacional, como a goleira Bárbara Arenhart, a armadora direita Deonise Fachinello e a central Ana Paula Rodrigues. O Brasil é atual pentacampeão do Pan e vai em busca da sexta conquista seguida.

Quem também já começa hoje sua caminhada em busca do pódio são as duplas brasileiras do vôlei de praia. Às 13h30, Oscar e Thiago estreiam contra dupla da Costa Rica, pelo grupo C. No feminino, Carolina Horta e Ângela enfrentam a dupla das Ilhas Virgens, às 14h20. "Acima de tudo, acredito que temos de fazer nossa parte bem, focadas, que os jogos fluirão, independente dos adversários", comentou Carol.