OMS confirma existência de variante do coronavírus que combina Ômicron e Delta

Líder técnica de covid da OMS disse que os recombinantes eram "esperados"

Legenda: Avanço da vacinação e controle das medidas de prevenção são cruciais no combate às variantes.
Foto: NIAID

Evidências sólidas da existência de uma cepa do novo coronavírus, que combina as variantes delta e ômicron, são fornecidas por cientistas franceses e é confirmada Organização Mundial da Saúde (OMS). As informações são do Uol

A líder técnica de covid da OMS, Maria van Kerkhove, publicou em seu Twitter que os recombinantes eram "esperados, especialmente com intensa circulação de Ômicron e Ddelta", e que sua equipe estava "rastreando e discutindo" a variante. 

 

A cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, também postou nas redes sociais: "Sabemos que eventos recombinantes podem ocorrer, em humanos ou animais, com múltiplas variantes circulantes de SARSCoV2. Precisamos esperar pelos experimentos para determinar as propriedades desse vírus. Importância do sequenciamento, análise e compartilhamento rápido de dados ao lidarmos com essa pandemia". 

Veja também

 

Segundo as informações, embora vários países suspeitassem do surgimento de uma variante "deltacron", os virologistas franceses enviaram a sequência genômica completa ao banco de dados internacional de Covid-19, confirmando a nova cepa oficialmente.

Os pesquisadores, contundo, não acreditam que isso seja motivo de preocupação já que agora há imunidade substancial na população humana contra ambas as variantes — graças à vacinação.