Serviços hidráulicos: cuidados ao contratar

Quando menos se espera, um problema no sistema hidráulico da residência ou apartamento pode causar uma grande dor de cabeça. E o que fazer para solucionar o caso sem grandes turbulências? Esse tipo de ocorrência é quase sempre urgente, mas mesmo na pressa de conter um cano furado, por exemplo, é necessário pensar bem na hora de escolher um encanador – e, de preferência, já ter referências do trabalho deste profissional. 
Esse cuidado em escolher profissionais devidamente capacitados e responsáveis é fundamental para não cair em golpes de encanadores ou empresas que querem aumentar o preço do serviço indevidamente e, principalmente, para que, depois de algum tempo, o problema não apareça de novo e cause  mais transtornos. 
O reparo no sistema hidráulico vai além de apenas consertar um cano quebrado. Resolver entupimentos, detectar vazamentos corretamente e, em alguns casos, até fazer inspeções são ações esperadas de um verdadeiro profissional. Por isso, é interessante contar com uma pessoa que tenha diversas soluções para você e seu imóvel.

Referências e qualidade
Os especialistas recomendam que o primeiro passo na hora de escolher um encanador é começar a busca por nomes com experiência. Isso pode ser feito por meio de indicações, em sites, jornais ou mesmo no boca-boca. De uma maneira ou de outra, é bom sempre contar com um profissional recomendado, que já teve a qualidade do seu trabalho verificado anteriormente. 
Essa busca por referências é  importante porque, quase sempre, os reparos hidráulicos não avisam quando vão acontecer. Diante da urgência do problema,  facilita muito saber de antemão com quem se pode contar.
Outro aspecto é que como os serviços hidráulicos normalmente são caros e complicados, contratar um profissional capacitado pode evitar que haja retrabalho, evitando um gasto desnecessário posteriormente. 
Um detalhe a ser considerado é que o preço nem sempre deve ser o fator mais importante. Um valor mais baixo pelo serviço ajuda na decisão, mas em hidráulica, o “barato sai caro” é um ditado muito válido. Muitas vezes o profissional cobra muito barato para economizar em algo importante, como materiais ou ferramentas. O profissional devidamente capacitado sabe justificar o valor que está cobrando, considerando a extensão do problema a ser resolvido e a qualidade dos materiais envolvidos.
Ao escolher uma empresa ou profissional, repare se eles mantêm ferramentas e equipamentos atualizados e em bom estado. É mais um sinal da qualidade
do serviço prestado. 

Cliente
Quem está contratando o serviço hidráulico também pode fazer sua parte. É importante saber identificar e distinguir problemas de entupimento, infiltração e vazamento. Esse conhecimento prévio contribui para a comunicação com o profissional e agiliza o reparo.
Outro detalhe é ter o mínimo de conhecimento sobre os materiais utilizados no sistema hidráulico. Existem diversos tipos de tubulação, como PVC, cobre e PPR.
Com essa informação, fica mais fácil contratar um profissional que possa oferecer serviços para os canos que você tem instalado,  isso porque os tipos diferentes de tubulação exigem diferentes técnicas e ferramentas. Por exemplo, um encanador pode ser bom apenas na lida com o PVC e não ter habilidade para instalações com outro material.
Outra ação importante é a realização da manutenção preventiva – que inclui vistoria, pequenos reparos, troca de componentes, correção de vazamentos etc. – 
mesmo quando não há danos aparentes no sistema hidráulico. Ela ajuda a detectar possíveis falhas para que sejam corrigidas antes de se agravarem. 
Lembre-se que, de acordo com especialistas, o tempo médio de manutenção do sistema costuma variar entre 10 e 15 anos. Quanto mais antiga for a instalação,
maior a chance de ela necessitar de reparos.

Dicas
. Um fator determinante para a contratação de serviços hidráulicos é saber se a empresa ou profissional oferece atendimento 24h. Afinal, você não pode ficar com um cano furado por várias horas até o início do horário comercial;

. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o ideal é que as manutenções preventivas sejam realizadas anualmente, a fim de localizar e reparar todo e qualquer problema que não possa ser negligenciado em uma instalação, sob o risco de causar acidentes;

. Se é preciso fazer uma reforma hidráulica e a instalação é muito antiga, aproveite para substituir a tubulação de ferro pela de PVC, principalmente se já houver ferrugem na água; 

. Quando for comprar tubos e conexões, escolha peças do mesmo fabricante. Isso evita folga entre as peças e encaixes mal feitos ou incompatíveis. Todos os fabricantes devem oferecer a garantia das peças;

. Nunca jogue papel e pequenos objetos dentro de vasos sanitários, pias e ralos da residência. Essa é uma medida muito simples, porém muito eficaz para garantir a durabilidade do sistema.


Assuntos Relacionados