Delivery saudável

Praticidade e comportamentos saudáveis impulsionam o crescimento do serviço de marmitas fit em Fortaleza.

marmita fit

No trânsito, o número de ciclistas e motociclistas entregadores de comida é cada vez maior. Impossível sair de casa sem cruzar com algum delivery atravessando a cidade a qualquer hora do dia, especialmente antes do almoço e à noite. Mas ao aliar a praticidade da entrega de comida com a necessidade de consumir alimentos mais saudáveis e menos calóricos, negócios de marmitaria fit ganham cada vez mais espaço em um mercado que só aumenta. “É um mercado que cresce a passos largos em todo Brasil, e Fortaleza é destaque com uma das maiores demandas do país”, aposta Caroline Nobre, sócia-administradora da Saladex, uma das pioneiras na Capital, com cinco anos no mercado. “Começamos com baixo investimento e avistando o grande crescimento da demanda por comida saudável aliada à praticidade e comodidade de pedir por delivery”, conta Caroline Nobre. 

Mercado crescente

Como observa a empresária Caroline Nobre, o perfil do cliente que solicita o delivery é de pessoas que moram sozinhas ou com um companheiro e “que já entenderam que comer e viver de forma saudável sai mais barato, pois não se recorre a médicos, tratamentos caros com remédios, além de melhorar a produtividade no trabalho”, afirma. Stefanie Ferreira, proprietária da Haltere-se Cozinha Saudável, acredita que o aumento do número de pessoas alérgicas ao glúten e intolerantes à lactose também contribui para o crescimento do mercado de marmitas fit.

Para Caroline Nobre, apesar de restrito, o mercado de comida saudável cresce anualmente, exigindo das empresas esforço de inovação do serviço para atender as expectativas dos consumidores de comida vegana e low carb e alérgicos. No cardápio da Saladex, há opções para o café da manhã, almoço e jantar, passando por doces e salgados, como crepiocas, pratos executivos (proteína e carboidratos saudáveis), coxinhas fits, brownies e hambúrgueres. A empresa disponibiliza ainda um aplicativo por onde os pedidos podem ser feitos.

Restrições

Para algumas pessoas, não basta ser fit. A marmita também tem que ser zero glúten e zero lactose. Foi nesse nicho de mercado que a Haltere-se Cozinha Saudável se encontrou em 2016, criada pelo casal Stefanie Ferreira e Higo Moreira. “Tudo começou na Páscoa de 2016, quando resolvemos fazer uns ovos de Páscoa fit para nós mesmos. Postamos a foto no Instagram e muita gente se interessou, querendo comprar. Então, resolvemos fazer alguns para vender e foi um sucesso, superando nossas expectativas. Três meses depois, abrimos a Haltere-se Cozinha Saudável, com diversas opções de doces, bolos e salgados saudáveis, somente por encomenda”, conta Stefanie Ferreira.

Além de marmitas, a empresa oferece opções que vão desde o café da manhã até o jantar, incluindo pães, bolos, doces, salgados e pizzas. “Sem falar no nosso menu especial de eventos, com opções para fazer um aniversário completo, happy hours entre amigos ou até mesmo coffee breaks executivos”, destaca a empresária.
Unindo o interesse do público que busca um estilo de vida mais saudável como o crescimento de pessoas alérgicas e intolerantes a alimentos com glúten e lactose, a empresa aposta no crescimento do mercado.

“Nossos produtos, além de saudáveis, são totalmente confiáveis às pessoas com alergias ao glúten e intolerantes à lactose. Temos também algumas opções para os alérgicos proteína do leite (APLV). Sem falar na praticidade que nossos clientes têm de poder receber tudo isso no conforto de sua casa, em toda Fortaleza e Região Metropolitana, mediante taxa de entrega”, afirma Stefanie Ferreira.

Dieta

Do sonho de ter um negócio que fornecesse refeições saudáveis e práticas, sem abrir mão do sabor, o casal Tiago Nogueira e Elisa Anjos criou a empresa Nutrizione, em 2012. A empresa colocou o serviço de delivery em 2012, percebendo que nem todos os clientes possuíam fornos micro-ondas no trabalho para esquentar as marmitas, vendidas inicialmente congeladas. “Logo passamos a fornecer as marmitas quentinhas prontas para o consumo, agregando o serviço de delivery”, conta Tiago Nogueira.

A empresa fornece refeições congeladas, pratos executivos feitos na hora, saladas frescas e lanches saudáveis, como coxinhas, brownies e quiches. Além do delivery, a Nutrizione dispõe de um bistrô saudável para consumo dos produtos saudáveis no local. Para o empresário, o que determina a qualidade da marmita fit é a seleção dos ingredientes e a forma de preparo.

“É importante entender que o prato precisa ser balanceado com as quantidades e tipos adequados de carboidratos, proteínas e fibras alimentares. É importante destacar que o que é ‘fit’ para mim, pode não ser para você. Conhecer as necessidades do seu corpo é fundamental para atingir o resultado que se espera. Ao consumir uma marmita fit, consulte um nutricionista", salienta.