De cara nova

Pintar uma parede ou até a casa inteira se torna mais fácil com dicas de especialistas

Não há nada mais vibrante dentro de uma residência do que uma parede ou ambiente com a cor renovada. Trocar ou apenas reforçar a coloração de uma parede pode trazer um aspecto de casa nova, embelezando projetos de decoração e dando novo sentido para a utilização daquele espaço. Existem profissionais
que executam esse serviço, mas com algumas dicas e técnicas adequadas você também pode fazer, com as próprias mãos, uma pintura impecável em sua residência ou imóvel comercial. O importante é utilizar os instrumentos adequados e seguir as instruções dos fabricantes das tintas. Feliz casa nova!

Preparação evita retrabalho
Antes de iniciar qualquer pintura de parede, é bom ter todas as ferramentas e acessórios em mãos: pincel ou trincha, rolinho macio, bandeja para dispenser da
tinta, um pedaço de plástico ou madeira para mexer a tinta, luvas para não se sujar, fita crepe ou adesiva para proteger as quinas, massa corrida, espátula e lixa para deixar a parede lisinha.
Para não gastar dinheiro a mais e ficar com uma quantidade de tinta sem uso em casa, é importante calcular bem a quantidade de tinta, o que depende da área que será coberta. Existem até aplicativos que ajudam nesta conta. Tome as medidas da parede com cuidado para não ficar sem material, ou ter de ir duas vezes à loja.
Uma dica óbvia, mas frequentemente deixada de lado: antes de abrir a lata de tinta, é preciso retirar do ambiente todos os objetos e móveis que não serão pintados. Além disso, é preciso proteger os cantos e detalhes que você não quer que fiquem manchados. Para isso, use fita crepe ou adesiva. Tenha atenção  para deixar a fita retinha em todos os cantos. Se você pretende pintar a porta, use papel alumínio para proteger as maçanetas. 
Para cobrir o chão, o melhor material é o papelão, mais grosso que jornal, não dobra e não sai do lugar com facilidade. Plásticos grandes também podem ser usados, mas como a tinta que cai sobre eles demora para secar, acidentes com roupas ou sapatos sujos de tinta podem ser mais comuns.

Observações
Depois dessa preparação, o passo seguinte é colocar a tinta na parede – que já deve estar com imperfeições e desníveis corrigidos. A quantidade de tinta em cada passada deve ser bem observada. Não deixe o rolo pingando, pois o excesso de tinta pode trazer um acabamento ruim para a parede.
Se puder, programe a pintura para dias mais secos e quentes, que fazem a tinta secar mais rapidamente e o tempo de pausa entre as mãos seja menor.
Para conseguir um resultado homogêneo e com boa cobertura de cor, uma boa dica é pintar um grande “W” na parede. Depois, cubra normalmente de tinta a
área até preencher a letra. Isso fará você usar a quantidade ideal de tinta na área, sem deixar a cobertura fina ou grossa demais. 
Se tiver que pintar uma parede de gesso, os profissionais recomendam usar tinta própria para esse material ou ainda lixar a parede, selá-la e aplicar massa corrida antes de começar a pintar. 
Outra regra de ouro é ter paciência para executar a pintura, pois passar uma segunda mão de tinta sobre uma camada molhada vai deixar um acabamento mal feito.


Passo a passo

1. O processo para pintar uma parece começa pela análise da superfície. Avalie como está a situação e elimine eventuais problemas, como
infiltrações, unidade, gordura, partes soltas e mofo.

2. Caso a parede tenha imperfeições, como partes desniveladas, use a massa corrida ou acrílica (esta, nas áreas úmidas) para nivelar.

3. Para lixar a parede, use uma lixa 80-120 para começar o trabalho e conclua com uma lixa 180-240. Com um pano de chão ou uma vassoura, retire o pó que a lixa deixou na parede. 

4. Para misturar a tinta, use um misturador para homogeneizar o produto. De preferência, utilize um misturador de superfície plana. Depois disso, despeje a tinta na bandeja e dilua em água, seguindo as instruções da embalagem e sempre mexendo bem.

5. A área que não será pintada deve ser protegida com fita crepe. Utilize um pincel para contornar a área que deverá ser pintada. Dessa forma, você estará demarcando o espaço a ser preenchido com a tinta.

6. Depois de despejar a tinta na bandeja, coloque o rolo de lã e cubra todos os lados dele. Retire o excesso na própria bandeja. No ato da pintura, passe o rolo apenas uma vez. Só passe uma segunda mão de tinta depois que a primeira secar, para evitar remover a tinta.


Dicas
. Você vai precisar de mais de uma lata de tinta? Misture os galões em um outro recipiente. Tintas da mesma cor, mas de lotes diferentes, podem ter pequenas variações de tom.

. Para amenizar o cheio forte da tinta, adicione duas gotas de extrato de baunilha em cada galão de tinta.


Assuntos Relacionados