Como financiar a faculdade

Saiba mais sobre Fies, P-Fies e o Parcelamento Exclusivo Unifor para custear o curso de graduação.

dantas
Jefferson Candido: valores acessíveis para a realidade dos alunos. Foto: Ares Soares/Divulgação

Realizar o sonho de se graduar em uma instituição de Ensino Superior privado e de ponta como a Universidade de Fortaleza (Unifor) e só começar a pagar por isso após concluir o curso pode ser conseguido por meio de programas de financiamento como o Fies e o P-Fies (mais detalhes no gráfico abaixo). Sem falar, no caso da Unifor, do Parcelamento Exclusivo Unifor (exceto para Medicina e Odontologia), do financiamento diretamente com o Bradesco (válido para todos os cursos) e do financiamento diretamente com o Santander (exclusivo para Medicina).

Jefferson Candido, Gerente Administrativo-financeiro da Unifor, comenta que por meio de financiamento e de parcelamento, o aluno não só tem a oportunidade de realizar o sonho de concluir um curso de graduação, como também, em consequência, adquirir conhecimentos que irão lhe proporcionar novas oportunidades.

O financiamento e o parcelamento buscam atender uma necessidade financeira do aluno, permitindo que ele consiga arcar com os valores e assim realizar um investimento destinado exclusivamente para sua educação, argumenta o gestor. “O valor se torna acessível para sua realidade e projeta para o futuro parte dos valores que serão pagos somente após a conclusão do curso. Projetar uma parte dos valores para o futuro é projetar também as condições de pagar, pois após o término do curso o aluno tende a ocupar um novo patamar de emprego e renda”, enfatiza Jefferson Candido.

TABELA

É muito simples! O processo de adesão ao programa de parcelamento poderá ser realizado no site: https://www.creduc.com.br/pexunifor. Após a avaliação, em caso de aprovação, o solicitante receberá no e-mail informado todas as orientações.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas em: https://www.unifor.br/-/conheca-o-parcelamento-exclusivo-unifor-e-pague-50-durante-o-curso-e-50-apos-a-formatura.

Online
Atualmente todo o processo seletivo para o Fies e o P-Fies é feito através do site Fies Seleção. A página contém cronograma do processo seletivo vigente, vídeos explicativos a respeito das mudanças desta nova versão do financiamento, legislação vigente do processo seletivo e quanto ao financiamento em si. Há ainda uma aba para tirar dúvidas, na qual se encontram os principais questionamentos a respeito do financiamento.

Candidatura
Os futuros universitários devem atender os critérios para que possam concorrer a uma dessas formas de financiamento. “É de grande importância que o candidato busque conhecer as legislações e os editais que tratam do financiamento, pois é através destes que o mesmo fica ciente de como de fato funcionam todas as regras para contratação e manutenção”, argumenta Jefferson Candido.

Ele diz que cerca de 20% dos estudantes de graduação da Universidade de Fortaleza possuem financiamento de programas de crédito estudantil. Além dos financiamentos e do parcelamento próprio, a Unifor disponibiliza outros descontos e bolsas.

Segunda graduação
A Unifor oferece desconto de 20% nas mensalidades dos cursos de graduação para quem já se graduou na Unifor e quer fazer uma segunda graduação na Universidade. Há desconto de 20% na mensalidade para ingressantes no semestre 2019.2 (somente novos alunos) em cursos de graduação do período noturno, com exceção de Comércio Exterior e Cinema e Audiovisual.

Além disso, a Universidade de Fortaleza oferece algumas bolsas de estudo aos alunos de graduação:
- Bolsa de apoio e incentivo ao esporte: destinada aos alunos-atletas da Universidade (20% a 100% de desconto).
- Bolsa da companhia de dança: concedida a bailarinos que fazem parte deste grupo de arte da Universidade (20% a 40%).
- Bolsa de apoio à monitoria: voltada a quem pretende iniciar uma experiência na pesquisa científica, ser um dia professor universitário ou facilitar a aprendizagem de colegas em sala de aula.
- Bolsa de apoio à iniciação científica: destinada a quem tem interesse em adquirir novos conhecimentos, ajudar a criar uma solução para um problema por meio da pesquisa acadêmica ou dar os primeiros passos rumo à docência. "As bolsas possuem remunerações variadas, sendo destinadas a alunos regularmente matriculados que precisarão passar por seleção", finaliza Jefferson Candido.

 

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
Feira de Profissões Unifor Logo 2019