Abrindo caminhos

Feira de Profissões Unifor, realizada nos dias 3 e 4 de maio, teve quase 13 mil participantes do Ceará e de outros estados, com intensa interação com os cursos da Universidade de Fortaleza e o mercado de trabalho.

Feira de Profissões Unifor 2019
Ares Soares/ Divulgação

Muito além de dar dicas e tirar dúvidas dos futuros universitários quanto a que carreira seguir, a 6ª edição da Feira de Profissões Unifor, realizada nos dias 3 e 4 de maio, na Universidade de Fortaleza (Unifor), trouxe novas informações, ampliou possibilidades e proporcionou o contato direto com um pouco do universo dos 34 cursos de graduação disponíveis na instituição. “É a primeira vez que participo da feira. Tô achando incrível! Vim com um pensamento de sair daqui inspirado, mas tô saindo acima do que imaginei. Muito inspirado para continuar seguindo tudo que planejei para esse ano, continuar batalhando, estudando e seguindo com foco nas metas que tracei”, comentou o estudante Jonatha Brendo, de 18 anos, que ainda está um pouco na dúvida, mas tem muito em mente cursar Direito.

Sofia Santos e Túlio Tavares, ambos de 17 anos, participaram da Feira de Profissões Unifor pelo segundo ano consecutivo. Para eles, o evento foi bastante proveitoso e esclarecedor. “Ajudou muito a ter mais informações sobre os cursos que eu penso em fazer, Medicina e Direito. A gente viu o juri simulado, fez a visita guiada ao Nami (Núcleo de Atenção Médica Integrada), e participou da atividade sobre necropsia, que também foi muito boa. Está melhor que a do ano passado, inclusive com mais atividades”, descreveu a jovem.

Túlio disse que a atividade sobre necropsia – novidade nesta edição da Feira – foi a primeira palestra que ele viu relacionada à investigação policial. “Tenho muito interesse nessa área e nunca tinha visto algo de perto relacionado a isso. Esclareceu muito. Acho que eles foram muito competentes em expor o trabalho desses profissionais”, avaliou o jovem. Ele também afirmou que a Feira de 2019 foi melhor que a do ano anterior e com mais atividades que cativaram o público.

Feira de Profissões Unifor 2019 palestra de Mateus Costa Ribeiro
Palestra de abertura da Feira de Profissões Unifor 2019 com Mateus Costa Ribeiro, que se tornou o advogado mais jovem do Brasil. Ares Soares/ Divulgação

Estrutura
Para atender os quase 13 mil visitantes desta edição, a Unifor instalou tendas dos quatro Centros de Ciências (Tecnológicas, Jurídicas, da Saúde e da Gestão e Comunicação), lounge de credenciamento, estande do processo seletivo, estande da TV Unifor, um lounge com jogo interativo para conhecer o campus, estande do Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) e os Palcos Empatia, Conexão e Bem-Estar. Além de tendas da Indaiá, com distribuição gratuita de água, e de toda a estrutura da Universidade.

Para conhecer o campus, dois trenzinhos da alegria levaram os visitantes, enquanto outros fizeram visitas guiadas a diversos laboratórios da Universidade, bem como ao Escritório de Prática Jurídica (EPJ), ao Nami e às Clínicas de Odontologia. Já na tenda de cada Centro estava disponível um espaço para cada curso do Centro, onde os visitantes chegavam para tirar dúvidas.

Lorena Menezes, estudante de Design de Moda, revelou grande procura dos visitantes pelo estande desse curso. “Chegaram com várias perguntas, querendo saber bastante sobre o curso. As dúvidas mais comuns são quais as disciplinas, a duração do curso e quais as áreas de atuação. E ficaram superempolgados a cada dúvida esclarecida”, pontuou a estudante.

Feira de Profissões Unifor 2019 tenda do CCS
Ares Soares/ Divulgação

Segundo João Lucas Lócio, aluno de Medicina Veterinária, a explicação que mais se repetiu foi quanto à diversidade do curso, à metodologia da Unifor e às cadeiras. “Está sendo bastante gratificante. Eles estão gostando, perguntam quais palestras estão tendo. Foi bem movimentado”, informou o universitário.

“A gente está aqui não só para tirar dúvidas, mas para inserir ideias e mostrar o encanto da Engenharia Civil para esses estudantes”, explicou Orion Zaratustra Matias Alves, do quinto semestre de Engenharia Civil e que atuou como voluntário na Feira de Profissões. A professora Calina Bertini, docente dessa mesma graduação, detalhou que até o nível salarial os visitantes queriam saber. “E o principal objetivo da Feira é esse, ajudar na escolha da profissão, informar a pessoa que vai atuar nessa carreira, proporcionar esse contato dos futuros universitários com o mercado, fazê-los saber a que aquela profissão se destina, com o quê ela vai trabalhar e saber se há identificação ou não com o curso”, argumenta a professora.

“E é tão perto, tão acessível. Era só fazer a inscrição de graça, vir e escolher o curso que a gente quer, tão cedo. Eu, por exemplo, comecei o Ensino Médio agora e já posso ver o que sinto interesse para me preparar para seguir esse rumo. Achei a Feira muito interessante”, revelou Miguel Moreira, de 15 anos, que conferiu a programação do sábado da Feira de Profissões Unifor. “Senti um pouco de interesse por Marketing e Publicidade, porque eu nunca tinha parado para pensar que profissão seguir”, acrescentou o estudante.

Feira de Profissões Unifor 2019
Ares Soares/ Divulgação

Diferencial
Um dos diferenciais do evento foi aproximar os futuros universitários da Universidade. A Feira de Profissões deu dicas de estudos, falou do futuro das profissões, abordou critérios para ajudar a escolher uma carreira e alertou que esse processo pode ser leve, já que “a carreira é uma construção”, como disse a psicóloga Roberta Cavalcante, na palestra de encerramento.

“Pensamos em tudo isso para ajudar os estudantes na decisão do curso superior, de que carreira seguir. E também faz parte da nossa ação de responsabilidade social apresentar informações suficientes para que seja uma escolha mais acertada, a melhor escolha possível no momento, já que outras escolhas são possíveis ao longo da jornada”, frisou Michelle Galvão, Coordenadora Geral do evento.

EU ESTIVE LÁ 
"Para fazer esta matéria de cobertura da Feira de Profissões Unifor, participei de todas as palestras do Teatro Celina Queiroz, visitei estandes, laboratórios, permitindo-me viver a Feira que aconteceu no último fim de semana. Foi realmente encantador e gratificante ter vivido isso. O evento estava muito bem organizado, as palestras foram incríveis. Nos laboratórios e estandes que visitei e na roda de conversa da qual participei, o clima era descontraído e todos eram solícitos ao passar as informações. Um salve extra para os palestrantes que falaram no Teatro Celina Queiroz. Realmente incríveis, inspiradores e encantadores".
Marília Pedroza, Repórter do Diário do Nordeste

UNIFOR EM NÚMEROS
720 mil m² de área do campus
230 laboratórios especializados
160 convênios com instituições de ensino para intercâmbio internacional
34 cursos de graduação
75 especializações
14 cursos de mestrado e doutorado

 

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
Feira de Profissões Unifor Logo 2019