UFC oferece 603 vagas para programas de residência médica

Vagas são para unidades como o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da UFC

A Universidade Federal do Ceará (UFC) está oferecendo 603 vagas para alunos de medicina que tenham interesse nos programas de residência médica no Estado. As inscrições para o Processo de Seleção Unificada devem ser feitas até esta quarta-feira (5), exclusivamente no portal de Apoio às Residências em Saúde (Ares), com o preenchimento e o envio on-line do formulário de inscrição.  Estão sendo ofertadas vagas em unidades como o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, do Complexo Hospitalar da UFC, filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

De acordo com a UFC, serão três modalidades de seleção: acesso direto (com 410 vagas), pré-requisito (110 vagas) e anos adicionais (83). O exame escrito será realizado no dia 13 de novembro, e a prova prática, em 11 de dezembro. A escolha da instituição na qual o candidato pretende cursar a residência será presencial e a chamada respeitará a ordem de classificação final obtida pelos candidatos.
 
"Após o participante receber a autorização, deverá dirigir-se à secretaria da instituição escolhida, na data indicada, para efetuar a matrícula. Por determinação da Comissão Nacional de Residência Médica, todos os programas de residência médica no Brasil têm início previsto para 1º de março de 2017", afirma a UFC, em nota.
 
Pós-graduação
 
Instituída pelo Decreto Federal nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, e pela Lei nº 6.932, de 7 de julho de 1981, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica.