Policiais para as fronteiras

A previsão de um final de ano agitado para os concursos vem se confirmando. A começar pelo edital do INSS, divulgado na última sexta-feira.

Outra boa notícia foi o anúncio do Ministério da Justiça de que para 2012 já está certa a contratação de 1.500 servidores para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e mais 1.300 para a Polícia Federal (PF), somando 2.800 novas vagas em concursos para a área da segurança.

A confirmação se deu por conta da assinatura do Plano Estratégico de Fronteiras, que vai possibilitar o investimento de R$ 37 milhões para coibir o tráfico de armas e drogas provenientes de países vizinhos. O plano abrangerá o monitoramento de áreas de risco em 11 Estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Portanto, a maioria dos aprovados nos próximos concursos das corporações trabalhará nas regiões de fronteira, em cerca de 710 municípios.

A PF informou que é possível que o edital saia ainda este ano, pois estão apenas dependendo da portaria do Ministério do Planejamento que oficializa a liberação do concurso.

Já estava mesmo na hora do governo se posicionar a respeito da situação crítica na fiscalização das fronteiras, com a crescente falta de pessoal para dar conta de territórios gigantescos, por onde entram todo tipo de produtos ilícitos no Brasil. Resta agora aguardar o aval oficial do Ministério do Planejamento para que os concursos sejam realizados o mais rapidamente possível.