Você é on ou off-road?

Comprou um utilitário e não sabe qual pneu usar? Listar o percurso diário percorrido ajuda a descobrir o tipo

Aparentemente, as camionetas combinam com o estilo off-road. Porém, será que adotar pneus completamente de trilha é o ideal para o seu veículo?

As primeiras perguntas que o proprietário deve-se fazer antes de trocar ou mudar as quatro rodas é: por onde andarei com o veículo? Com que frequência irei para cada um desses lugares? A partir das respostas, será mais fácil escolher qual o seu tipo de pneu.

No geral, são cinco modelos básicos que atendem esse segmento automotivo. A diferença entre eles estão na porcentagem atendida para a zona asfaltada (on road) e para o fora de estrada (off-road).



Dentre as opções, há os extremos com 100% de cada um desses percursos e os intermediários que variam para percursos 70% asfalto e 30% fora de estrada e outras combinações, como 60%/40% e 50%/50%.

De uma ponta a outra

Aqueles motoristas que circulam apenas pela perímetro urbano e almejam boa performance, o pneu 100% asfalto é o mais indicado. Ele é semelhante a um carro de passeio.

Já aos condutores que casualmente vão à praia ou enfrentam percursos mais agressivos que um asfalto esporadicamente, um pneu 70% ou 60% asfalto e 30% ou 40% fora de estrada, respectivamente, tornam-se o mais adequado para o carro dar uma melhor resposta nesses pequenos trechos. No entanto, lembra César Tadeu Pinheiro, gerente da loja HC Pneus, essas "aventuras" devem ser aquelas de fim de semana e, não, diariamente.

Aos donos de utilitário que deseja aproveitar o melhor desses dois mundos, o pneu misto (50%/50%) garante uma boa performance nos dois trechos. Ele combina tração agressiva fora de estrada (aparentemente reconhecida pelos blocos separados em sua superfície) com baixo nível de ruído e estabilidade em estradas pavimentadas.

O completo off-road é indicado para os que gostam de participar de competições de rally e constantemente fazem trilhas em terrenos acidentados. Ele é o que garante melhor performance e tração para subir até em pedras.

Não é eterno

Assim como qualquer outro pneu, um fora de estrada também tem limite de vida. Dependendo do tipo, ele pode durar de 30 a 60 mil quilômetros.

Ele enfrenta lama, areia, água, pedras e buracos. No entanto, por mais forte que pareça, o off-road tem seu ponto fraco. Por ironia, a sua "kriptonita" é exatamente o cotidiano de um pneu de asfalto.

"Ele iria ser muito barulhento no asfalto. Ao andar em um solo liso, os seus blocos se desgastar mais rápido", explica.

A garantia é de cinco anos. Para uma maior extensão do período útil do pneu, é importante fazer o rodízio, além de calibrar e alinhar rotineiramente. O preço de mercado, dentre os pneus citados nesta matéria, varia de R$ 780,00 a R$ 1.100,00.