Luz de freio queimada dá multa?

No meio de tantas infrações, a "luz do pare" também está inclusa. Uma não funcionando é prejuízo

Parece simples, até básico, mas pela correria do dia a dia, não percebemos que a luz do freio só acende uma. Aí meu amigo, seu veículo está com problemas e é passível de multa.

Cena corriqueira: é comum, em Fortaleza, como em qualquer capital brasileira, flagrar no trânsito carros com luzes queimadas. Elas são detectadas ao pisar no freio durante ao cair da tarde e de noite FOTO: JOTA POMPÍLIO


De acordo com especialistas, as lanternas traseiras dos carros são fundamentais para alertar o motorista que vem atrás para a redução de velocidade. Para entender a gravidade, elas são tão importantes para a segurança que, atualmente, em alguns modelos de série, já saem da fábrica com a terceira luz de freio, conhecida no mercado como "break-light".

Se elas não funcionarem corretamente, seu automóvel ou qualquer outro veículo corre risco de sofrer uma colisão inesperada na traseira.

A maneira menos dolorosa de descobrir se as luzes de freio estão funcionando é observá-las à noite ou tardinha. A outra forma de perceber isso - mais dolorosa - é quando carros que estão atrás de você estão constantemente parando muito próximos. Isso você constata olhando no retrovisor.

Quando uma (ou duas) das lâmpadas dos indicadores da direção está queimada, o motorista pode perceber facilmente, pois, em alguns modelos, a luz do painel indica. No entanto, se o condutor desprezar este sinal pode acabar provocando um bom estrago, pois o motorista que está na traseira não é adivinho e como chega com uma velocidade considerável pode ser tarde demais.

A luz de ré também é importante para indicar que o motorista está fazendo esse tipo de manobra e não para iluminar o local. Por isso, tem muito carro que só tem uma luz de ré. Geralmente, não ocorre problemas somente com a queima da lâmpada, mas também com o interruptor da luz de ré, que fica junto à alavanca de câmbio.

Fique atento pois transitar com lâmpadas queimadas é considerado multa média e vai custar ao motorista aproximadamente R$ 86,00 e quatro pontos na Carteira de Habilitação.

Mais informações

Detran-CE
End: Av. Godofredo Maciel, 2900
Bairro: Maraponga
Tel: 0800 275 6768