Lubrificação é vital para a moto
Manutenção do óleo no interior do motor tem função de lubrificar as peças responsáveis pelo andamento do motor
Assim como qualquer outro veículo de motor a combustão, a moto utiliza óleo para lubrificar a parte interna do motor.
Não que o óleo não resista a um tempo mais prolongado, mas é recomendado a troca do óleo ser realizada a cada 1.000 Km. Em especial, as motocicletas de 150 cc, como apresenta o manual de fabricante.
Com a utilização da moto apenas em vias urbanas, o óleo tem durabilidade de até 3.000 Km, mas o risco do motor funcionar sem lubrificação é alto. Caso isso aconteça, haverá um desgaste e uma quantidade excessiva de emissão de gases.
Normalmente há uma baixa de até 2000 ml para cada 1.000 Km rodados, no entanto rodar mais do que essa quilometragem poderia fazer o óleo chegar a um nível de apenas 400 ml.
A primeira troca é ideal que seja feita dentro dos primeiros 1.000 Km, pois é o período que ocorre um maior desgaste das peças do motor.
Ainda, é bom lembrar, as motos de baixa cilindrada, via de regra, são refrigeradas a ar, portanto o óleo, além de lubrificar, também tem a função de auxiliar na refrigeração do motor naquelas que contém o radiador de óleo. As temperaturas mais altas a que o óleo da moto está sujeito fazem com que ele perca gradualmente suas qualidades. Por todas essas peculiaridades, é bom escolher um óleo que seja indicado para motos, não utilizando um óleo de carro, por exemplo.
Boa escolha
Para se escolher um bom óleo não é marca o principal fator e, sim, as medidas de multi viscosidade indicadas pelo código "20W-50", por exemplo, entre outras características.
O primeiro número indica a viscosidade do óleo em uma temperatura baixa (por isso é seguido da letra "W", de "Winter" - inverno em inglês), como no motor na hora da partida. O segundo indica a viscosidade em temperatura operacional. Tanto melhor será o óleo quanto menor o primeiro número e maior o segundo.
A segunda forma de escolher é pela sua classificação API, de American Petroleum Institute (Instituto de Petróleo Americano), indicada por duas combinações: "SF" ou "SG". Quanto "maior" a segunda letra melhor.
Com estas classificações existem ainda óleos minerais ou sintéticos. Os dois são bons. Aqui a recomendação é simples. Se usar um óleo mineral, sempre use mineral. Se usar sintético, sempre use sintético. Não alterne o uso destes diferentes tipos de óleo.
Por fim, o óleo deve ser descartado adequadamente para não poluir o ambiente e também pode ser usado para lubrificar a corrente de transmissão, este é um bom uso "reciclado" do óleo "queimado".
SAIBA MAIS
Período da troca: A primeira troca deve ser sim aos 1.000 km, quando a moto foi comprada zero km. As demais são de acordo com o Manual do Fabricante. Se a moto for usada severamente (trânsito pesado, estradas de terra, alta velocidade) pode-se reduzir o período em 20 a 25%. Se a troca for a cada 5.000 km, por exemplo, pode-se trocar com 3.700 a 4.000 km que já preserva bem o motor.
Filtros: a cada duas trocas de óleo é recomendável trocar o filtro de óleo (ou limpar, se for de metal). Ou quando mudar a especificação de óleo mineral para sintético ou semissintético. Nesse caso é importante trocar o filtro independentemente de período da troca anterior. Lembre que ao trocar o filtro a quantidade de óleo para repor será maior!
Na dúvida: para saber qual a hora certa de trocar o óleo de sua motocicleta a principal recomendação dos fabricantes é só uma: seguir à risca o "Manual do Proprietário". Tanto em relação ao óleo a ser utilizado quanto ao intervalo entre as trocas.
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