EPC: você sabe o que significa?

Quando a chave do carro é girada, a sigla aparece. Mas se ela persistir no painel, amigo, isso não é bom!

Engine Power Control. Essa é a denominação por extenso das três letrinhas, em amarelo, que aparecem no painel quando você dá a partida no seu veículo.

AVISO A sigla serve mais como aviso e envolve a parte eletrônica FOTO: DIVULGAÇÃO

Para quem não tem familiaridade, segundo especialistas, a sigla aparece ao ligar a ignição e se apaga, depois de alguns segundos após a partida.

"Ao ligar o carro na chave e se você notar que a luz (a sigla) se mantém acesa indica que o conjunto do acelerador eletrônico (pedal de aceleração, interruptores do pedal de embreagem e freio, chicote, módulo de injeção e corpo de borboleta) apresenta problemas elétricos ou eletrônicos", revela Marcelo Coutinho, mecânico há mais de dez anos, em Fortaleza.

De acordo com a experiência do profissional, avarias podem ocorrer nos sensores localizados nos pedais do acelerador, do freio e da embreagem; no servo motor da borboleta e também nos sensores de posição da borboleta.

"Em casos de gravidade, o sistema entra em modo de segurança e assume condição de emergência, na qual o módulo desliga o corpo de borboleta, mantendo apenas uma abertura mecânica, que desenvolva 1.800 rpm, para permitir que o motorista leve o carro até um posto de atendimento", comenta o profissional.

Outra condição em que a luz acende é a perda de alimentação do sistema por um longo período de tempo e, nesse caso, quando o técnico trocar ou recarregar a bateria, o programa será reiniciado, como um computador, ou seja, vai fazer um novo reconhecimento do sistema. Para isso, é necessário ligar a chave de ignição e aguardar 30 segundos antes de dar a partida, para que o programa faça o reconhecimento do sistema e as adaptações, para que em seguida possa fazer registro desses dados.

Vale lembrar que o acelerador eletrônico trabalha com dois sensores de posição de pedal do tipo potenciômetros, assim se um falhar o outro assume o controle. Sua função é informar ao módulo a posição angular do acelerador, que determina a velocidade e a força na qual o pedal é acionado. A unidade de comando, então, realiza os cálculos, juntamente com os outros parâmetros disponíveis, para comandar a abertura da borboleta.

Sentindo na pele

Para George Filho, dono de um Gol 1.0, que ao dirigir, notava que a aceleração cortava de repente e logo após voltava ao seu funcionamento normal, e a luz de EPC ficava acesa direto", lembra.

O próximo passo, segundo ele, foi a oficina e deram o diagnóstico. "Como a luz de EPC estava ficando acesa quando o defeito ocorria decidimos iniciar os testes fazendo o rastreamento com o uso de um scanner. Ao verificar a memória de avarias (onde fica armazenado as informações com os defeitos que ocorrem ou ocorreram no motor) foi detectado um erro ligado ao pedal de acelerador, que neste carro é eletrônico. Fizemos os testes no pedal usando um multímetro automotivo e foi constatado defeito intermitente em um dos potenciômetro que fazem parte do circuito do pedal eletrônico de aceleração".

Segundo ele, a solução foi a substituição do pedal e o problema foi resolvido.

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