'Empurra que ele pega' leva antigos às ruas

Sempre no quarto sábado de Pré-Carnaval, bloco confirma tradição e promove a sua nona carreata neste sábado

O Pré-Carnaval ainda não acabou em Fortaleza. O último sábado antes do feriado reserva ainda a já tradicional carreata do bloco "Empurra que ele pega" em Fortaleza. Para a ocasião, nada da carroceria impecavelmente limpa. A ordem é entrar no clima, enfeitando o veículo com máscaras, plumas, confetes e muitas serpentinas. O mesmo vale aos colecionadores. Fora vestir a camisa do evento (R$ 25), o indicado é investir em muito artigos coloridos e também não deixar em casa o espírito de alegria.

O convite é aberto ao antigomobilismo. Carro com menos de trinta anos não é aceito. Ao todo, foram confirmados 50 automóveis, em torno de 200 pessoas, para dançar ao som de muita marchinha, bem ao estilo do antigo corso carnavalesco da Dom Manuel, presente na cidade entre as décadas de 1960 e 1970. Aproveitado pessoalmente pelo organizador Paulo Fiuza, o bloco é uma forma de relembrar essa época e promover uma nova tradição entre os amantes de carros antigos.

E a fórmula vem dando certo. Já são nove anos de evento, sempre com novos convidados e os velhos amigos do antigomobilismo. Entre donos de fuscas, opalas e jeeps, quem já garantiu a presença para este sábado foi o colecionador Iuri Costa. Dono de uma Ford Rural 72, há sete anos sempre marca presença na festa, geralmente com modelos diferentes. Quem já foi sua companheira de festa foi a Volkswagen Variant 1976. Ele é um dos diretores do Eusébio Classic Car e não dispensa uma confraternização, aproveitando para confirmar uma outra data na agenda dos foliões: 17 de fevereiro, que será o "Carnaval das Cinzas" de carros antigos no Eusébio.

Outro colecionador que não perde um ano é Egídio Pelúcio. "Desde o início o Paulo chamou e a gente sempre vai para prestigiar", pontua. A cada edição ele faz questão de levar a "Mariposa Apaixonada", a sua Rural 76, que confeccionou e tem já há dez anos. "Quando eu comprei, estava muito danificada, não valia a pena restaurar, então eu aproveitei a frente e fiz a traseira em madeira. Levou seis meses para fazer e mais um tempo depois para legalizar", recorda.

Programação

Depois do esquenta, que começa às 15h, os automóveis irão rodar juntos por 10 km contagiando a cidade com o espírito do carnaval. A saída está prevista para as 17h da Rua Gonçalves Ledo (em frente a uma loja de carros antigos) em direção à Beira Mar, tendo o retorno ao ponto de largada.

Como carro-madrinha, já teve Opala e Caravan puxando o bloco, no entanto depois que a Veraneio 1968 vermelha do organizador Paulo começou a fazer as honras, não parou mais. Ela tornou-se símbolo da festa e, desde 2012, conduz a carreata, sendo conhecida como "camburão da folia", pelo fato de antigamente o modelo ter sido utilizado pela Polícia.

Festa continua

Quem quiser mais um ponto de folia, o Flashbackers também vai apostar nessa combinação de carros antigos e Pré-Carnaval.

No primeiro sábado de todo mês eles promovem um evento gratuito para reunir amantes do antigomobilismo. E neste dia 3 não será diferente, a não ser pela temática.

A partir das 15h no Reserva Open Mall a ideia é fantasiar o veículo e, claro, ir ainda caracterizado com roupas da época do automóvel. A expectativa é receber em torno de cem carros, além de mil visitantes ao longo da tarde.

A festa não tem hora para acabar e o organizador Neandro Nascimento promete muita marchinha até o último convidado. Então, escolha sua festa e não deixe o confete terminar neste sábado!

Mais informações:

"Empurra que ele pega"
Data: 3 de fevereiro (sábado)
Concentração a partir das 15h na loja de automóveis antigos
Endereço: Rua Gonçalves Ledo, 1912 - Joaquim Távora
Tel.: 99608.3141 / 98832.5886