Planejamento espacial marinho

O Planejamento Espacial Marinho apresenta um novo modelo de desenvolvimento das regiões marinhas e das zonas costeiras que permitirá ao Brasil responder aos desafios colocados para a promoção, crescimento e competitividade econômica do mar, nomeadamente, as importantes alterações verificadas no âmbito político e estratégico no Ceará, no Brasil e do compartilhamento da bacia do oceano Atlântico, como por exemplo com Portugal, em níveis europeu e mundial.

O plano é uma estratégia fundamentada no conhecimento, nas ciências do mar, e no progresso tecnológico e na dimensão e geografia do território nacional, imerso e submerso.

O ordenamento do espaço marítimo é a compatibilização das diferentes atividades existentes e potenciais que nele podem ter lugar, irá simplificar os procedimentos administrativos (licenciamentos) a partir do georeferenciamento dos recursos vivos e não vivos, do conhecimento das potencialidades de cada área. O planejamento espacial marinho cria condições necessárias para o crescimento de economia do mar e a melhoria ambiental.

O Estado do Ceara é o primeiro que se organiza para ter um Atlas Marinho (Programa Cientista Chefe do Meio Ambiente Sema/Funcap/UFC/Labomar), cujo potencial será concretizado pela valorização econômica, social e ambiental da região marinha e também das zonas costeiras para benefícios de todos os cearenses.

O Labomar e a UFC como um todo, além de dar apoio à pesquisa científica do mar, e capacidade tecnológica, também se enquadra na formação, na capacitação de cidadãos, porque prepara a sociedade, prepara a população ativa para as profissões do mar, com currículos atualizados, tanto na graduação como na pós-graduação, que promove a massa crítica dos setores público e privado, a fixação local/regional do emprego e a sua flexibilidade e mobilidade, em alinhamento com as necessidades do mercado de trabalho.

Além das atividades extencionistas, que trazem para a sociedade a cultura oceânica ou a literacia do mar, trazendo à sociedade o conhecimento acerca da importância do mar na nossa história, e importância do mar para o Ceará de hoje do futuro.

Ozileia Menezes
Diretora do Labomar


Assuntos Relacionados