Fortaleza absoluto na decisão

Veja a análise do comentarista Wilton Bezerra

Legenda: Tinga comemora mais um gol marcado contra o Ceará
Foto: Thiago Gadelha

As duas vitórias contra o Ceará não deixaram  qualquer dúvida de que o Fortaleza tinha um estado anímico superior para a decisão do campeonato estadual.

Na vitória de 1 X 0, com gol do predestinado Tinga, o time do Rogério Ceni já sabia como seria a batalha diante do arquirival.

As vantagens que o Fortaleza carregou para o Clássico moldaram o tipo de jogo que se desenrolou do começo ao fim.

Vantagem em futebol é como apoio político: não se rejeita.

Não levar um gol e, de preferência, abrir a contagem num curto prazo, foi o que explicou a maior fúria do Ceará, assim que a bola rolou.

O tricolor fez até modificações na formação do último jogo, colocando Ronald pelo lado esquerdo, apostando na parceria de Gabriel e Tinga pela direita, com Romarinho mais pelo miolo do ataque, com David.

Ficou claro, no entanto, que o primeiro objetivo era domar o inimigo, exercendo marcação mais severa, aguardando os minguados contra-ataques.

O Ceará conseguiu ficar mais com a bola, adquiriu volume em meia hora de jogo, acertou duas bolas na trave tricolor e foi pouco incomodado por duas pontadas do adversário.

Destaque-se o trabalho de Fabinho, uma espécie de motorzinho fundamental para atacar e defender.

Por dentro, Vina se mexia como sempre, Sóbis procurava receber a bola sem marcação e Léo Chu era o jogador que dava mais impulso.

Na etapa final, o Ceará só flertou mais com o gol, mediante sua maior proposta ofensiva, mas ao tomar o gol aos 16 minutos, viu ficar longe a possibilidade de reverter a situação.

Aliás, nesse gol, Tiago, com o peito, pretendeu recuar para o goleiro Prass o cruzamento de Yuri e não foi acompanhado na intenção pelo seu goleiro. A bola bateu na trave e Tinga botou prá dentro.

Daí para a frente, pouca coisa para acompanhar, a não ser a feira das trocas no festival de substituições e mais uma expulsão de Leandro Carvalho, do Ceará.

O Fortaleza reforçou o seu posicionamento, baseado em eliminar os espaços do Ceará, a entrada de Iúri encaixou-se na idéia de esperar pacientemente pelo contra-ataque.

Parabéns à toda nação tricolor por mais uma conquista.