Vovô e Leão com desafios distintos para a 3ª rodada da Série A

A 2ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro reservou adversários de peso para Ceará e Fortaleza, ao enfrentarem campeões brasileiros, dois dos chamados "gigantes". Enfrentar o Grêmio, no caso Vovô no Castelão, e o São Paulo no Morumbi, no caso do Tricolor de Aço.

E a impressão, após os jogos foi que ambos mereciam resultados melhores, por suas atuações. O Vovô empatou em 1 a 1 e o Leão perdeu por 1 a 0, ainda não vencendo na Série A. Assim, alvinegros e tricolores chegam para a 3ª rodada com necessidade de vitória. O Vozão, 13º com 1 ponto, tem uma parada duríssima ao enfrentar no domingo às 11 horas no Mineirão, o Atlético/MG, vice-líder com 6 pontos.

Já o Leão,  19º ainda zerado, recebe o Botafogo, no Castelão às 19h30 horas, também no domingo, em um jogo mais "acessível". Explico: enquanto o Galo é favorito ao título, o Botafogo disputa o mesmo "campeonato" que os dois clubes cearenses, de permanência na Série A.

Assim, a rodada tente de ser mais favorável para o Fortaleza, já que vitória diante do time carioca é um resultado mais provável do que a do Vovô diante do Galo.

Os cenários de Ceará e Fortaleza para a 3ª rodada são distintos, mas com os resultados paralelos dos adversários diretos podem tornar a rodada favorável. 

Neste início de campeonato, teoricamente, os clubes cearenses têm 9 rivais diretos pela permanência na elite: Sport, Bragantino, Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Goiás, Vasco, Coritiba e Fluminense.

A medida que os clubes forem se distanciando da ameaça de rebaixamento e outros objetivos surgirem, como vaga na Copa Sul-Americana ou Libertadores (quem sabe!), os adversários também mudarão.

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses!

Atlético Mineiro x Ceará (16/08 - 11h - Mineirão)
Resultado possível: Empate
Maior probabilidade: Vitória do Atlético

Legenda: Na última quarta-feira, o Ceará empatou com o Grêmio e somou seu 1º ponto na Série A
Foto: THIAGO GADELHA

A parada é difícil para o Vovô, enfrentando o embalado Atlético/MG, que venceu as duas partidas que fez, contra Flamengo e Corinthians, a última de virada. O Vozão, que somou seu 1º ponto contra o Grêmio no Castelão, está com elenco desgastado e joga como franco atirador contra o time do técnico Jorge Sampaoli. Pontuar é difícil, por isso, somar um pontinho seria muito importante.

Fortaleza x Botafogo (16/08 - 19h30 - Castelão)
Resultado possível: Vitória do Fortaleza
Maior probabilidade: Vitória do Fortaleza

Legenda: O Fortaleza fez uma boa partida, mas foi derrotado pelo São Paulo no Morumbi pela 2ª rodada
Foto: FLAVIO CORVELLO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Ainda sem vencer na Série A, perdendo para Athletico/PR e São Paulo, o Fortaleza tem um jogo acessível em casa, ao enfrentar o Botafogo. O time carioca tem 1 ponto, conquistado fora contra o Bragantino. Como se trata de um confronto direto, vencer é fundamental para o time de Ceni

Coritiba x Flamengo (15/08 - 19h30 - Couto Pereira)
Resultado ideal: Vitória do Flamengo
O Coritiba foi um dos times que perdeu suas duas partidas e enfrenta um surpreendente frágil Flamengo, que conseguiu perder para o Atlético/GO. Em outras circustâncias, o atual campeão brasileiro seria "favoritaço", mas hoje é o jogo se torna complicado. Ainda assim uma reação do Fla manteria o Coxa "zerado"

Palmeiras x Goiás (15/08 - 21h30 - Allianz Parque)
Resultado ideal: Vitória do Palmeiras
O Verdão é um dos candidatos ao título, contra um time que disputará para não cair. Jogando em casa, o Palmeiras é favorito e pode ajudar os cearenses, deixando o Goiás sem pontos.

Vasco x São Paulo (16/08 - 16h - São Januário)
Resultado ideal: Empate
O time carioca venceu na estreia, batendo um adversário direto, o Sport. Aqui, o jogo é equilibrado pelo que vem mostrando o São Paulo, por isso um empate ainda seria um tropeço do Vasco.

Bahia x Bragantino (16/08 - 16h - Pituaçu)
Resultado ideal: Vitória do Bahia
O Tricolor baiano venceu na estreia e enfrenta o Bragantino, que empatou os dois jogos. Como joga em casa, uma vitória do Bahia é mais favorável aos cearenses, deixando o time de Bragança com 2 pontos

Fluminense x Internacional (16/08 - 18h - Maracanã)
Resultado ideal: Vitória do Inter
O Flu somou seu 1º ponto diante do Palmeiras e enfrenta um time sólido, que sob comando do argentino Coudet, está com 100% de aproveitamento. Uma vitória do Inter deixaria o Flu ainda embaixo.

Atlético Goianiense x Sport (16/08 - 19h - Olímpico Pedro Ludovico Teixeira)
Resultado ideal: Empate
Depois de surpreender o Brasil goleando o Flamengo, o Atlético/GO enfrentará um time do seu nível, o Sport, em duelo direto pela permanência. Como os dois times tem 3 pontos, o melhor resultado é um empate, para não desgarrarem.

Caso os resultados aconteçam, como o empate do Ceará e a vitória do Fortaleza, a classificaçáo ao fim da 3ª rodada dá um fòlego a ambos, os deixando acima de 5 rivais diretos: Bragantino, Botafogo, Fluminense, Goiás e Coritiba. Abaixo, a classificação após a simulação no site srgoool.

Legenda: Recorte da classificação após 3ª rodada da Série A caso Vovô e Leão consigam bons resultados dentro de suas possibilidades
Foto: Reprodução srgoool