Qual a nova linha de 'corte' para permanecer na Série A após a 31ª rodada? Veja projeção
Restam 7 rodadas para o fim da Série A, com alguns times com um jogo a menos, como o Fortaleza
A disputa pela permanência na Série A está cada vez mais acirrada. A Coluna tem acompanhado rodada a rodada, o aproveitamento do 16º - primeiro time fora da zona, e o 17º - primeiro dentro da time da zona - para que uma projeção de pontos restando 7 rodadas seja possível calcular. São duas métricas de 'corte', para quem está fora de Z4 ou fora dele.
Equipes que lutam pela permanência
Para quem está fora do Z4: 39 pontos
Para quem está fora do zona de rebaixamento, o foco tem que ser o Vitória, que abre o Z4, em 17º, com 31 pontos.
O atual aproveitamento dele é de 33%. Esse número é importante para calcular a projeção dele até o fim da Série A. Se o Rubro-Negro mantiver esse aproveitamento de pontos, ele só chegaria aos 38 pontos.
Portanto, 39 pontos pode salvar os demais caso do Vitória - e os demais que estiverem abaixo - não melhorem seus desempenhos.
Assim, o Ceará, 12º com 38, só precisaria de mais um ponto para escapar, em 7 rodadas, nas projeções de hoje.
Claro que a cada rodada essa projeção pode variar, de acordo com a pontuação do 17º, mas o Vovô está bem próximo de garantir sua permanência.
Para quem está no Z4: 42 pontos
Para quem está na zona e quer sair dela, como é o caso do Fortaleza, o foco tem que ser o Santos. O time santista é o 1º time fora do Z4, em 16º com 33 pontos, com um aproveitamento de 36%.
Por isso, o empate na Vila não foi de todo ruim para o Fortaleza, que evitou que a pontuação do Santos aumentasse e a linha de corte subisse.
Este aproveitamento indica, que, se o mantiver até o fim da Série A, o Alvinegro Praiano chega aos 41 pontos.
Portanto, para um time da zona ultrapassá-lo, precisa chegar aos 42 pontos.
No caso do Tricolor de Aço, que está em 18º com 28, precisaria de mais 14 pontos. Lembrando que o Leão tem 8 jogos a fazer. Ou seja, o Fortaleza pode escapar com 4 vitórias e 2 empates.
É obvio que que o Leão conseguir superar o Santos na pontuação, chegando aos 42 pontos, forçaria outros clubes acima dele - Vitória, Inter, Ceará - a pontuarem acima disso para escapar.
Claro que a cada rodada essa projeção pode variar, de acordo com a pontuação do 16º, mas o Leão precisará de 58,3% de aproveitamento, campanha que equivale a do Mirassol, 4º colocado.