Fortaleza, Ceará e Ferroviário: o alerta da zona de rebaixamento

Os jogos de segunda-feira, 16, complementando a rodada do Campeonato Brasileiro foram ruins para Fortaleza e Ceará na Série A e Ferroviário na Série C. Com os resultados, o Trio de Ferro Cearense está apenas dois pontos da zona de rebaixamento, ligando o sinal de alerta nos três clubes, que faziam campanhas seguras em suas divisões até pouco tempo.

Na Série A, a vitória do Bragantino sobre o Botafogo por 2 a 1 no Rio de Janeiro fez com que o time paulista deixasse o Z4, com Athletico/PR abrindo a zona com 22 pontos, enquanto Leão e Vovô estão em 12º e 13º com 24 pontos. Claro que restam ainda 18 jogos na Série A para Fortaleza e Ceará, mas o sinal de alerta precisa ficar ligado, já que entrar no Z4 é sinônimo de pressão para a equipe e desespero por parte da torcida.

As campanhas de Fortaleza e Ceará podem ser mais seguras, buscando uma vaga na Copa Sul-Americana, que vai do 7º ao 12º lugar, mas a briga pela permanência é ferrenha, já que do Sport, 10º com 25 pontos, para o Botafogo, 19º com 20, a diferença é de apenas 5 pontos. Ou seja, são pelo menos 10 times disputando a permanência, levando em conta que o Goiás, com 12 pontos, está praticamente rebaixado.

Na Série C, o Ferroviário esteve muitas rodadas no G4, caiu de rendimento do returno e agora começa a se preocupar com o rebaixamento. Por mais que o time coral esteja em 6º com 19 pontos, apenas 3 do Paysandu, time que abre o G4, a surpreendente vitória de ontem do Botafogo/PB fora de casa sobre o Vila Nova/GO por 1 a 0, tirou o Belo do Z2, pos o rival Treze, que soma 17 pontos. Isso restando apenas 3 rodadas para o fim da 1ª Fase da Série C. Ou seja, para os corais, ainda existe chance de classificação, mas não entrar no Z2 precisa ser um objetivo principal agora.

Agenda do Brasileirão

O Fortaleza enfrenta o Vasco na quinta-feira, em jogo atrasado da 16ª rodada da Série A, às 19 horas em São Januário.

O Ceará enfrenta o Atlético/MG no domingo, às 16 horas no Castelão, pela 22ª rodada da Série A. Antes, o time joga pela Copa do Brasil, na quarta-feira, 19 horas, contra o Palmeiras, também no Castelão, pelo jogo de volta das quartas de finais do torneio.

Já o Ferroviário, faz confronto direto com o Paysandu, no domingo, às 18 horas no Mangueirão, em Belém do Pará