Confira os cenários para Vovô e Leão na 9ª rodada da Série A

Legenda: O Ceará enfrentará o Inter no Beira Rio pela 9ª rodada
Foto: THIAGO GADELHA

A 8ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro foi ruim para Ceará e Fortaleza. As equipes cearenses foram derrotadas - apesar de terem jogado bem e merecido resultados melhores - e ocupam agora a zona intermediária da tabela. O Vovô foi derrotado pelo Santos por 1 a 0 no Castelão, enquanto o Tricolor de Aço perdeu para o Flamengo no Maracanã por 2 a 1. 

Enquanto o Ceará é o 10º com 10 pontos, o Fortaleza é 13º com 8, realizando uma campanha regular, mas com pouca margem para novas derrotas, pela proximidade do Z4. O time que abre a zona de rebaixamento é o Coritiba, com 7 pontos. Ou seja, ambos precisam pontuar na 9ª rodada para continuar fora dela.

E os desafios da 9ª rodada são distintos para Vovô e Leão. Enquanto o Ceará visita o líder Internacional fora de casa, na quinta-feira, às 19h15, o Fortaleza recebe o Sport no Castelão, no dia anterior, às 18 horas.

Assim, a possibilidade de pontuar é maior para o Tricolor de Aço, ao receber um time de sua "faixa" de campeonato, a disputa pela permanência. Hoje o Sport é o 9º com 10 pontos e vem de duas vitórias seguidas, tornando o jogo chave para a reabilitação leonina. Uma vitória tricolor na quarta fará não só o time de Rogério Ceni ultrapassar um adversário direto, como subir mais uma vez na tabela.

No caso do Vovô, que terá 4 desfalques por suspensão, encara o líder da Série A, com 17 pontos. Claro que vencer no Beira-Rio é difícil, apesar do Vovô já ter feito na edição de 2011 e na Copa do Brasil de 2014, só para citar exemplos recentes, mas um empate já estaria de bom tamanho pelas circustâncias.

Quando Ceará ou Fortaleza tem uma rodada desfavorável, pelo peso do adversário e local, como é o caso do Vovô agora, se não der para pontuar, que os prejuízos sejam mínimos, com os resultados ajudando.

Sobre a projeção para a 9ª rodada, como Leão e Vovô são adversários diretos na luta pela permanência, farei 3 cenários diferentes para a 8ª rodada. A rodada ideal para ambos, e a rodada ideal para cada um deles. 

Lembrando que pela atual congectura da Série A, o colunista aponta 10 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência: Fluminense (11 pontos), Sport (10 pontos), Corinthians (9 pontos), Bahia (9 pontos), Botafogo (8 pontos), Athletico/PR (7 pontos), Coritiba (7 pontos), Atlético-GO (6 pontos), Bragantino (6 pontos) e Goiás (4 pontos). 

Assim, o importante é Vovô e Leão continuarem focados em manter ou abrir distância para o Z4, pensando em outros objetivos após chegar aos 45 pontos.

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses! Todas as projeções são feitas no simulador do site srgoool

1) Cenário ideal para Leão e Vovô

Legenda: Se conquistarem resultados considerados positivos na rodada, o Leão vencendo o Sport no Castelão e o Vovô arrancando um empate no Beira Rio contra o líder Inter, os times cearenses terminariam a 9ª rodada empatados com 11 pontos
Foto: Reprodução srgoool

Fortaleza x Sport (09/09 - 18h - Castelão - Fortaleza)
Resultado ideal: Vitória do Fortaleza
Resultado Provável: Vitória do Fortaleza

Após perder duas partidas seguidas o Leão do Pici tem a chance de se reabilitar contra o Sport. O time de Rogério Ceni deixou boa impressão contra o Fla no Maracanã, apesar da derrota e recebe um adversário direto. Mesmo com o Sport em alta sob o comando de Jair Ventura, o Leão tem que conquistar os 3 pontos aqui.

Internacional x Ceará (10/09 - 19h15 - Beira-Rio - Porto Alegre)
Resultado ideal: Empate
Resultado Provável: Vitória do Internacional

O Vozão vinha bem com 3 vitórias seguidas mas a derrota para o Santos no Castelão freou a subida do Alvinegro na tabela. Apesar de ter jogado bem, o Vovô lamenta a derrota e os 4 desfalques que terá no Sul. Assim, contra o líder da Sèrie A e um time de muita intensidade do técnico argentino Coudet, um empate aqui é um resultadaço. Mas o resultado normal é o Inter vencer, assim como era o Flamengo bater o Leão na rodada anterior

Athletico Paranaense x Botafogo (09/09 - 17h30 - Arena da Baixada - Curitiba)
Resultado ideal: Empate
Em outros tempos o Furacão seria favorito contra o Botafogo e ganharia fácil, este ano o time carioca parece mais ajustado. Por isso, em um confronto direto na parte debaixo da tabela, um empate é melhor. 

Goiás x Coritiba (09/09 - 18h - Hailé Pinheiro (Serrinha) - Goiânia
Resultado ideal: Vitória do Goiás
Outro confronto direto na parte debaixo da tabela, entre o último colocado e quem abre o Z4. Como o Goiás é o último com apenas 4, ele vencer e segurar o Coritiba, que tem 7, não é de todo ruim

São Paulo x Bragantino (09/09 - 19h15 - Morumbi - São Paulo)
Resultado ideal: Vitória do São Paulo
O Tricolor vem de ótima vitória na rodada anterior contra o Fluminense no Morumbi e enfrenta um Bragantino que não se acerta na Série A e está na penúltima colocação. Então, aqui é vitória do vice-líder da Série A.

Fluminense x Flamengo (09/09 - 21h30 - Maracanã - Rio de Janeiro)
Resultado ideal: Vitória do Flamengo
No Clássico carioca, o Fla é favorito, após engatar 3 vitórias seguidas. Como o Flu não engrena e está em 8º com 11 pontos, portanto "alcançavel" pelos times cearenses, o melhor é o Fla vencer.

Bahia x Grêmio (10/09 - 19h15 - Pituaçu - Salvador)
Resultado ideal: Empate
Os dois tricolores fazem um campeonato decepcionante pelo elencos que tem. Mas como o Bahia está em crise e o time gaúcho tem uma margem maior para subir na tabela, aqui o empate é bom, porque mantém o Bahia próximo aos times cearenses

Corinthians x Palmeiras (10/09 - 19h15 - Neo Química Arena - São Paulo)
Resultado ideal: Empate
No Clássico paulista, o Corinthians entra pressionado por não engrenar na Série A e se manter perto do Z4. Como o empate é o resultado mais comum em jogos assim, está de bom tamanho para "segurar' o Timão.

Vasco x Atlético Goianiense (10/09 - 21h00 - São Januário - Rio de Janeiro)
Resultado ideal: Vitória do Vasco
O time cruzmaltino é uma das surpresas da Série A com seu futebol competitivo. Integrante do G4, o clube está momentaneamente fora da lista dos que correm risco de queda, por isso vencer o time goiano é interessante para Vovô e Leão.

1) Cenário ideal para Vovô

Legenda: Um cenário favorável para o Vovô na 9ª rodada seria empatar com o líder Inter fora de casa e ver seus adversários diretos não o ultrapassarem
Foto: Reprodução srgoool

Os resultados acima são ótimos para o Vovô, mas com um empate entre Fortaleza e Sport, segurando ambos. Assim, com uma rodada tão desfavorável, o Ceará manteria a distância de 2 pontos para o Leão e ainda uma boa diferença para o Z4

2) Cenário ideal para o Leão

Legenda: Uma rodada favorável para o Leão é vencer o Sport no Castelão e ver seus adversários diretos tropeçarem, com o clube assumindo a 8ª colocação
Foto: Reprodução srgoool

Os resultados acima são ótimos para o Leão, mas com uma derrota do Ceará para o Inter, um resultado normal. Assim, o Leão ultrapassaria o Vovô na tabela e abriria uma boa diferença para o Z4.