Confira os cenários de Leão e Vovô para a 11ª rodada da Série A

A 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro foi positiva para Ceará e Fortaleza. Enquanto o Alvinegro venceu o poderoso Flamengo por 2 a 0 no Castelão, e saltou na tabela para a 9ª colocação com 13 pontos, o Tricolor de Aço foi até Porto Alegre e empatou com o Grêmio por 1 a 1, em boa atuação, terminando a rodada em 10º com 12 pontos.

Separados por 1 pontos e na zona de classificação para a Copa Sul-Americana, ambos construíram uma "gordura" para o Z4, abrindo uma pontuação interessante de vantagem. Hoje o Vovô tem 4 pontos de vantagem para o Bahia, time que abre o Z4, enquanto o Leão 3 pontos. Isso dá tranquilidade para a 11ª rodada, projetando vitórias, com os jogos no sábado. 

Enquanto o Vovô enfrenta o Bragantino, às 19 horas no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, último colocado da Série A, o Leão do Pici recebe o Internacional, no Castelão, no mesmo horário. Provavelmente o Colorado jogará com um time reserva, pois terá um Grenal na quarta-feira que vem, 23, pela Libertadores.

Sobre a projeção para a 11ª rodada, farei 3 cenários diferentes para cada um, com vitória, empate e derrota, na rodada ideal quando aos resultados paralelos. Em caso de derrotas, é muito importante que os resultados paralelos ajudem, para que o dano na rodada seja mínimo. E como Vovô e Leão são adversários diretos, a melhor projeção para cada um deles é o tropeço do rival, salvo ao enfrentar um adversário direto abaixo na tabela.

Lembrando que pela atual congectura da Série A, o colunista aponta 10 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência: Fluminense (14 pontos), Corinthians (12 pontos), Atlético-GO (12 pontos), Sport (11 pontos), Athletico/PR (11 pontos), Bahia (9 pontos), Botafogo (9 pontos), Coritiba (8 pontos), Bragantino (7 pontos) e Goiás (8 pontos). 

Com isso, o importante é Vovô e Leão continuarem focados em manter ou abrir distância para o Z4, pensando em outros objetivos após chegar aos 45 pontos.

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses! Todas as projeções são feitas no simulador do site srgoool

Jogos da 11ª rodada

Bragantino x Ceará - 19/09 - 19h - Nabi Abi Chedid - Bragança Paulista
O Ceará vem embalado por vitória contra o Flamengo na Série A e Brusque na Copa do Brasil e enfrenta o último colocado. Não que o jogo vá ser fácil, pois o Massa Bruta tem bons jogadores, mas a partida é acessível para o Alvinegro, que está em um ótimo momento.

Fortaleza x Internacional - 19/09 - 19h - Castelão - Fortaleza
O Leão vem de vitória contra o Sport e empate diante do Grêmio, voltando a boa fase. Embora o Inter seja o líder da Série A, se o time gaúcho vier com um time "B" para priorizar o Grenal da próxima quarta-feira pela Libertadores, as chances do Tricolor de vitória crescem. 

Atlético Goianiense x Atlético Mineiro - 19/09 - 21h - Olímpico  - Goiânia
Resultado ideal: Vitória do Atlético Mineiro

O confronto é interessante pela boa fase do time goiano, que vem surpreendendo fora de casa. Mas em seus domínios tem dificuldade de pontuar. O Galo é candidato ao título e a vitória pode deixá-lo na liderança. Os cearenses agradeceriam.

Coritiba x Vasco 20/09 - 16h - Couto Pereira - Curitiba
Resultado ideal: Vitória do Vasco

O time carioca é uma das sensações da Série A, esquecendo o risco de rebaixamento no momento e pensando mais em um campeonato na parte de cima da tabela. Por isso, vencer o Coritiba e deixá-lo no Z4 é interessante para Vovô e Leão.

Grêmio x Palmeiras - 20/09 - 16h - Arena do Grêmio - Porto Alegre
Resultado ideal: Empate

Aqui, embora o Grêmio não seja teoricamente um time que vá lutar para não cair, apesar da má fase, como está com uma pontuação próxima a Ceará e Fortaleza, um empatezinho em casa o mantém próximo. 

Botafogo x Santos - 20/09 - 18h15 - Nilton Santos - Rio de Janeiro
Resultado ideal: Vitória do Santos

O time carioca vem fazendo boas partidas na Série A mas não consegue resultados. Está atolado no Z4 e pega um Santos que vem um pouco melhor. Assim, é melhor uma vitória do Peixe, deixando o Glorioso na zona.

Sport x Fluminense - 20/09 - 20h30 - Ilha do Retiro - Recife
Resultado ideal: Vitória do Fluminense

O Rubro-Negro pernambucano tem melhorado, está fora do Z4, mas ainda atrás dos times cearenses. Por isso é interessante o Flu vencer.

Flamengo x Goiás - 13/10 - 18h - Maracanã - Rio de Janeiro
Resultado ideal: Vitória do Flamengo
O time carioca vem de derrota para o Ceará e precisa se reabilitar. Melhor que seja contra um adversário direto dos cearenses, o Goiás. O time goiano conseguiu ótima vitória contra o Inter na rodada passada e ameaça reagir. Melhor não.

1) Cenários para o Ceará

Com Vitória

Legenda: Se o Vozão vencer o Bragantino, deve se manter na boa 9ª colocação e abrir 8 pontos para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com empate

Legenda: Um empate não muda muito a situação do Vovô na tabela, mas se os resultados paralelos ajudarem, pode até abrir mais um ponto para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com derrota

Legenda: Pela boa campanha que faz, uma derrota não seria tão danosa ao Ceará, que pode até manter a mesma colocação e a distância atual para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

2) Cenários para o Fortaleza 

Com vitória

Legenda: Se o Leão bater o Inter, pode saltar para 9º, ultrapassar o rival Ceará e abrir 7 pontos para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com empate

Legenda: Se o Fortaleza empatar com o Internacional, e a rodada ajudar, pode manter a mesma colocação e ainda abrir mais um ponto para o Z4
Foto: Reprodução srgoool

Com derrota

Legenda: Uma derrota para o Colorado pode não ter tantos danos ao Tricolor caso a rodada ajude, mantendo 3 pontos de vantagem para o Z4
Foto: Reprodução srgoool