Cenários para Vovô e Leão para a 2ª rodada da Série A do Brasileiro

Após derrotas frustrantes em suas estreias na Série A no último fim de semana, Ceará e Fortaleza terão desafios crescentes para a 2ª rodada. Se na estreia o Leão enfrentou o Athletico/PR no Castelão perdendo por 2 a 0 e o Ceará duelou contra o Sport na Ilha do Retiro, sendo derrotado por 3 a 2, dessa vez os adversários são mais difíceis: na quarta-feira, o Vovô recebe o Grêmio às 21h30 no Castelão, enquanto na quinta-feira, o Tricolor visita o Sâo Paulo, às 19h15, no Morumbi.

O colunista pretende projetar os cenários de Ceará e Fortaleza a cada rodada da Série A, de acordo com seus objetivos de momento. Como o primeiro objetivo de ambos é garatir a permanência, ou seja, evitar o rebaixamento, projetarei os melhores resultados para ambos, seja em seus jogos, como de adversários diretos.

Neste início de campeonato, teoricamente, os clubes cearenses têm 9 rivais diretos pela permanência na elite: Sport, Bragantino, Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Goiás, Vasco, Coritiba e Fluminense.

A medida que os clubes forem se distanciando da ameaça de rebaixamento e outros objetivos surgirem, como vaga na Copa Sul-Americana ou Libertadores (quem sabe), os adversários também mudarão.

Nesta 2ª rodada, comentarei os jogos dos adversários de momento e os melhores cenários para os clubes cearenses.

 

Ceará x Grêmio (quarta-feira, 12, 21h30, Castelão)
Resultado ideal: Vitória do Ceará
O Vovô precisa se reabilitar após derrota para o Sport, em uma atuação muito abaixo do nível da equipe campeã do Nordeste. O adversário do Vozão, o Grêmio, terá 8 desfalques e não terá Everton Cebolinha, vendido para o Benfica. Na estreia, o time Gaúcho venceu o Fluminense por 1 a 0.

Legenda: O Vovô perdeu para o Sport em sua estreia na Série A
Foto: Felipe Santos/cearasc.com

São Paulo x Fortaleza (quinta-feira, 13, 19h15, Morumbi)

Resultado ideal: Vitória do Fortaleza
O Leão foi surpreendido pelo time "alternativo" do Athletico/PR, em uma atuação com muitos erros individuais, para bronca de Rogério Ceni. O adversário do Leão, o São Paulo, está em crise após eliminação precoce no Paulista para o Mirassol e teve seu jogo de estreia na Série A adiado contra o Goiás pelos casos de Covid-19 do time goiano. Embora uma vitória do Fortaleza seja espetacular para a equipe de Ceni, um empate contra o São Paulo também seria um resultado muito válido e suficiente para tirá-lo da última colocação.

Legenda: O Fortaleza foi surpreendido pelo Athletico/PR no Castelão em sua estreia na Série A
Foto: KID JUNIOR

Bragantino x Botafogo (12/08 - 19h15 - Nabi Abi Chedid - Bragança Paulista)
Resultado ideal: Vitória do Bragantino
O Bragantino estreou com um bom empate diante do Santos na Vila Belmiro. Tem um time mais ajustado no momento que o Botafogo, que fará sua estreia. Por isso o melhor resultado aqui é uma vitória do time paulista.

Athletico-PR x Goiás (12/08 - 19h15 - Arena da Baixada - Curitiba)
Resultado ideal: Vitória do Athletico-PR
Como o Furacão deve fazer mais uma campanha segura e visando as primeiras colocações, uma vitória do time paranaense é bem vinda contra o Goiás. O time goiano vem combalido pelos casos de Covid-19 em seu elenco.

Bahia x Coritiba (12/08 - 20h30 - Pituaçu - Salvador)
Resultado ideal: Vitória do Bahia
Embora neste início de Série A as duas equipes seja incógnitas pelas derrotas recentes - o Bahia para o Ceará no Nordestão e o Coritiba ao perder o paranaense para o Furacão e estrear na Série A com derrota para o Inter, deixar o Coxa sem pontuar em duas rodadas é o ideal para os clubes cearenses.

Atlético-GO x Flamengo (12/08 - 20h30 - Olímpico Pedro Ludovico Teixeira - Goiânia)
Resultado ideal: Vitória do Flamengo
O jogo em Goiânia é dos mais duros para o Atlético/GO, mas de bons prognósticos para os times cearenses. Afinal, o Flamengo tem o melhor elenco do Brasil e deve vencer sem problemas, apesar da derrota na estreia para o Atlético/MG no Maracanã. O Atlético/GO, que teve seu jogo adiado na 1ª rodada contra o Corinthians, é zebra no confronto

Fluminense x Palmeiras (12/08 - 21h30 - Maracanã - Rio de Janeiro)
Resultado ideal: Vitória do Palmeiras
Mesmo com o Fluminense fazendo bons jogos na final do Carioca diante do Flamengo, foi derrotado na estreia para o Grêmio e deve ter muita dificuldade contra o Palmeiras. Aqui, o melhor resultado é a vitória do Verdão.

Vasco x Sport (13/08 - 20h00 - São Januário - Rio de Janeiro)
Resultado ideal: Empate
Será a estreia do Vasco, que não joga desde o dia 2 de julho, tem uma equipe ainda em formação e cheia de problemas. Como o Sport venceu na estreia, arrancar um empate com o Vasco é um bom resultado para os cearenses.

Caso os resultados aconteçam, o Vovô pode terminar a rodada em 8º, assim como o Leão em 11º, ambos com 3 pontos, e deixando adversários diretos "zerados", em pontos, como Atlético/GO, Goiás, Botafogo, Coritiba e Fluminense.