Cenário para a 8ª rodada da Série A: Vovô e Leão têm adversários difíceis

Legenda: Ceará e Fortaleza, em Clássico-Rei pela Série A
Foto: THIAGO GADELHA

A 7ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro deixou Vovô e Leão frente à frente no Clássico-Rei e deu Ceará com justiça. A vitória alvinegra fez a equipe dar um salto na tabela e terminar a rodada em 7º com 10 pontos, uma posição abaixo da zona de classificação da Libertadores. Ao Leão, encerrar a rodada em 10º com 8 pontos e manteve na Zona da Copa Sul-Americana é um alento, apesar da diferença para o Z4 cair para um ponto.

Assim, a 8ª rodada reserva adversários difíceis para ambos, com o Alvinegro recebendo o Santos às 21 horas no Castelão, e o Tricolor de Aço visitando o Flamengo, às 17 horas no Maracanã. São duas pedreiras, principalmente para o Fortaleza, que enfrentará o adversário mais difícil possível e com seu mando. O Fla já dá sinais de crescimento, e a vitória de 5 a 3 contra o Bahia o colocou no G6. 

No caso do Ceará, o Santos é um time de respeito, mas com mais fragilidades que o Flamengo. Por isso, na minha projeção, a melhor rodada para os dois é uma vitória do Vovô e com o Leão arrancando um empate no Maracanã. Claro que no futebol tudo é possível, com o Fortaleza indo ao Rio de Janeiro e vencer o Flamengo, mas tenho certeza que qualquer tricolor aceitaria de boa um empate com o time carioca. 

Sobre a projeção para a 8ª rodada, como Leão e Vovô são adversários diretos na luta pela permanência, farei 3 cenários diferentes para a 8ª rodada. A rodada ideal para ambos, e a rodada ideal para cada um deles. 

Lembrando que pela atual congectura da Série A, o colunista aponta 9 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência: Atlético-GO, Goiás, Sport, Bragantino, Botafogo, Coritiba, Athletico/PR, Bahia e Fluminense.

Assim, o importante é Vovô e Leão continuarem focados em manter ou abrir distância para o Z4, pensando em outros objetivos após chegar aos 45 pontos.

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses! Todas as projeções são feitas no simulador do site srgoool

1) Cenário ideal para Leão e Vovô

Legenda: Resultados positivos, como uma vitória do Vovô e um empate do Fortaleza deixariam ambos em zonas de classificações para copas internacionais e ainda uma vantagem para o Z4
Foto: reprodução srrgool

Flamengo x Fortaleza (5/09 - 17h - Maracanã - Rio de Janeiro)
Claro que no futebol tudo é possível, com o Fortaleza indo ao Rio de Janeiro e vencer o fortíssimo Flamengo, mas tenho certeza que qualquer tricolor aceitaria de boa um empate com o time carioca. Um empate, aliado a resultados favoráveis tornaria a rodada favorável ao Leão mesmo com um empate. O resultado daria ao Leão uma moral após a derrota no Clássico-Rei.

Ceará x Santos (05/09 - 21h - Castelão - Fortaleza)
Vindo de 3 vitórias seguidas na Série A, o Vovô tem uma pedreira também, mas o Santos vem fazendo uma campanha irregular, com apenas 8 pontos, contra 10 do Ceará. Assim, uma vitória é possível para o Vozão, que terminaria a rodada na zona da Libertadores. 

Corinthians x Botafogo (5/09 - 19h - Neo Química Arena - São Paulo)
Resultado ideal: Vitória do Corinthians
Como o Timão venceu na rodada anterior e subiu para 9º com 8 pontos, o melhor aqui é vencer o Botafogo e manter o time carioca no Z4.

Bragantino x Palmeiras (6/09 - 11h - Nabi Abi Chedid - Bragança Paulista)
Resultado ideal: Empate
O importante aqui é o Bragantino não vencer, para não deixar o Z4. O time de Bragança Paulista tem 6 pontos e enfrenta um irregular Palmeiras. A vitória do Verdão é melhor, mas um empate é o mais provável.

Internacional x Bahia (6/09 - 16h - Beira-Rio - Porto Alegre
Resultado ideal: Vitória do Internacional
O líder Inter recebe o Bahia, que está em crise após mais uma derrota e a saída de Roger Machado. Assim, uma vitória do Inter é o melhor, mantendo o Tricolor baiano abaixo de Vovô e Leão.

São Paulo x Fluminense (6/09 - 16h - Morumbi - São Paulo)
Resultado ideal: Vitória do São Paulo
No duelo de tricolores, como o São Paulo está à frente, é melhor uma vitória diante do Fluminense.

Vasco x Athletico Paranaense (6/09 - 18h - São Januário - Rio de Janeiro)
Resultado ideal: Vitória do Vasco
O Vasco está no G4 e como o Furacão está em crise com 7 pontos, deixá-lo como está é bom para Vovô e Leão

Atlético Goianiense x Grêmio (6/09 - 19h - Olímpico Pedro Ludovico Teixeira - Goiânia)
Resultado ideal: Vitória do Grêmio 
Depois de tropeçar feio diante do Sport, o Grêmio busca a reabilitação diante do Dragão. Com 5 pontos, o Atlético/GO vem de bom empate fora contra o Flu, mas aqui é importante ele não pontuar.

Sport x Goiás (06/09 - 20h30 - Ilha do Retiro - Recife)
Resultado ideal: Empate
O time pernambucano venceu a 1º na rodada anterior, contra o Grêmio fora de casa e enfrenta o Goiás. Como são dois adversários diretos de Vozão e Leão, um empate é melhor para segurar os dois. 

Coritiba x Atlético Mineiro (06/09 - 20h30 - Couto Pereira - Curitiba)
Resultado ideal: Vitória do Atlético
Com o Galo lutando pela liderança e o Coxa reagindo com o técnico Jorginho, o melhor é o time mineiro vencer, já que o Coxa tem 7 pontos e ameaça subir na tabela

1) Cenário ideal para Vovô

Legenda: Uma vitória contra o Santos pode deixar o Vovô na zona da Libertadores
Foto: reprodução srrgool

Os resultados acima são ótimos para o Vovô, mas com uma derrota do Fortaleza para o Flamengo deixaria o rival abaixo dele, em situação mais complicada

2) Cenário ideal para o Leão

Legenda: O jogo é um dos mais difíceis para o Leão, fora de casa contra o Flamengo, por isso um empate deixa a rodada favorável para o time cearense
Foto: reprodução srrgooll

Os resultados acima são ótimos para o Leão, mas uma derrota do Ceará para o Santos, mantendo o Vovô "alcançável" nas rodadas seguintes