Cenário para a 7ª rodada: Vencedor do Clássico-Rei dará salto na tabela

Legenda: O Clássico-Rei é o principal jogo da 7ª rodada da Série A
Foto: THIAGO GADELHA

A 6ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro foi perfeita para Leão e Vovô. Como a coluna anterior ressaltava, era importante para ambos vencerem seus adversários diretos na luta pela permanência e subir na tabela. E foi isso que aconteceu. Enquanto o Leão venceu fácil o Bragantino por 3 a 0 no último sábado no Castelão, o Vozão conquistou sua 1ª vitória fora de casa, fazendo 2 a 0 no Atlético/GO. O resultado deixou ambos na zona de classificação para a Sul-Americana, com o Tricolor em 7º com 8 pontos e o Alvinegro em 11º com 7. Assim, já abriram uma diferença importante para o Z4, o Leão 3 pontos e o Vovô, dois.

Com os dois em alta, não tinha momento melhor para se ter um Clássico-Rei. Na quarta-feira, 19 horas, será o jogo da 7ª rodada, com todo respeito que confrontos como Palmeiras x Internacional ou Atlético/MG x São Paulo merecem.

A ascensão de ambos na tabela, faz com que o vencedor do Clássico-Rei dê um salto considerável na tabela. Será essa projeção que vou simular, claro, também os jogos da rodada que interessam diretamente a Fortaleza e Ceará. Caso o Leão vença o Clássico, pode saltar para 5ª posição, com 11 pontos. Já o Vovô, se vencer, pode saltar para 7º, com 10. Um empate deixaria ambos em situação praticamente idêntica a de hoje caso os resultados ajudem, sem grandes prejuízos.

Sempre lembrando que o foco aqui é a melhor rodada possível ambos. Como Leão e Vovô são adversários diretos na luta pela permanência, farei 3 cenários diferentes para a 5ª rodada. A rodada ideal para cada um deles, vencendo o Clássico, e com um empate, resultado mais provável em um confronto assim. 

Lembrando que pela atual congectura da Série A, o colunista aponta hoje 7 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência: Bahia, Botafogo, Coritiba, Goiás, Sport, Bragantino e Atlético-GO. O colunista se deu a liberdade de tirar Vasco e Fluminense momentaneamente da briga, por os cariocas estarem bem na tabela e mostrando seu melhor futebol dos últimos anos.

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses! Todas as projeções são feitas no simulador do site srgoool

1) Cenário da 7ª rodada com empate no Clássico

Legenda: Se o Clássico-Rei terminar empatado, Leão e Vovô podem ter prejuízos mínimos se a rodada ajudar
Foto: Reprodução srgoool

Ceará x Fortaleza (02/09 - 19h - Castelão - Fortaleza)
Com os dois em alta, o Clássico-Rei vai pegar fogo. Com tanto equilíbrio e bom futebol apresentado pelos dois, um empate é o resultado mais provável. Se acontecer, ambos não subirão na tabela, por isso será importante que os resultados paralelos ajudem.

Goiás x Corinthians (02/09 - 19h15 - Hailé Pinheiro (Serrinha) - Goiânia
Resultado ideal: Empate
O Corinthians, como time maior, tem mais chance de reagir na tabela, apesar da má fase. O Goiás está mal das pernas, trocou de técnico, mas para deixar os dois "parados", o empate é bom, ambos atrás de Vovô e Leão.

Fluminense x Atlético Goianiense (02/09 - 19h15 - Maracanã - Rio de Janeiro
Resultado ideal: Vitória do Fluminense
Como o Flu já está nas "cabeças", uma vitória tricolor diante do fraco Atlético/GO deixaria o Dragão nas últimas colocações.

Bahia x Flamengo (02/09 - 20h30 - Pituaçu - Salvador)
Resultado ideal: Empate
O Flamengo já começa a reagir, mesmo que timidamente e deve subir na tabela. O Bahia ainda está oscilando e arrancou um empate com o Palmeiras em Pituaçu nos acréscimos. Então, o empate aqui também é bom, deixando o Bahia com 9 pontos.

Athletico Paranaense x Bragantino (02/09 - 20h30 - Arena da Baixada - Curitiba)
Resultado ideal: Vitória do Athletico Paranaense
Aqui é vitória do Furacão. Apesar de 4 derrotas seguidas, o time da Baixada joga em casa e enfrenta um time que também vem mal das pernas e demitiu o treinador Felipe Conceição após derrota para o Fortaleza.

Botafogo x Coritiba (02/09 - 20h30 - Nilton Santos - Rio de Janeiro
Resultado ideal: Empate
O time carioca começou bem mas já dá sinais de queda. Contra um Coritiba que venceu duas seguidas com o técnico Jorginho, o melhor resultado é o empate.

Grêmio x Sport (03/09 - 19h - Arena do Grêmio - Porto Alegre)
Resultado ideal: Vitória do Grêmio
O time gaúcho é muito favorito contra o Sport hoje lanterna da Série A. Assim, uma vitória do Grêmio é natural contra o fraco time pernambucano.

Caso os resultados acima aconteçam, Leão e Vovô não subirão na tabela, mas os prejuízos em relação aos adversários diretos serão mínimos.

2) Cenário da 7ª rodada com vitória do Fortaleza

O Leão vencendo o Clássico pode terminar a rodada na excelente 5ª colocação com 11 pontos, na zona de classificação para a Libertadores, casos os resultados paralelos ajudem. tar em uma posição privilegiada, o Tricolor estaria a frente de todos os adversários diretos na luta pela permanência, abrindo 6 pontos para o Z4.

3) Cenário da 7ª rodada com vitória do Ceará

Se os resultados paralelos ajudarem e o Alvinegro conquistar sua 3ª vitória seguida na Série A, estará em sua melhor colocação nesta edição, terminando a rodada na ótima 7ª colocação, com 10 pontos. O clube não só estaria próxima da zona de classificação para a Libertadores, como abriria a zona da Sul-Americana, e confortáveis 5 pontos para o Z4.

Confira nossos podcasts sobre o Clássico-Rei: 

Powered by RedCircle

Powered by RedCircle