Cenário da 6ª rodada: Vovô e Leão podem subir na tabela

Legenda: O Ceará chega embalado para a 6ª rodada após vencer a 1ª na Série A, diante do Bahia no Castelão
Foto: KID JUNIOR

A 5ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro foi positiva para os representantes cearenses, com o Vovô conquistando sua 1ª vitória ao bater o Bahia por 2 a 0, enquanto o Leão, empatou com o Corinthians em 1 a 1 fora de casa. Os resultados permitem que ambos deem um salto na tabela se conquistarem resultados positivos na 6ª rodada, ao encararem adversários diretos. 

Separados por 1 ponto, o Leão tem 5 e o Vovô 4, ambos estão com em um bloco de clubes com pontuações próximas, entre eles favoritos ao título, como o Flamengo, e vaga na Libertadores, com Santos e Corinthians, mas também, em sua maioria, adversários diretos na luta pela permanência, sempre o 1º objetivo de ambos na Série A.

E na rodada, os adversários dos times cearenses são dois adversários diretos: no sábado no Castelão, o Fortaleza recebe o Bragantino e se vencer pode alcançar uma excelente 8ª colocação. No domingo, o Vovô visita o Atlético/GO e se vencer pode chegar ao 9º lugar, também uma ótima colocação ao fim da rodada.

Claro, os resultados paralelos tem que ajudar, sempre lembrando que o foco aqui é a melhor rodada possível ambos. Como Leão e Vovô são adversários diretos na luta pela permanência, farei 3 cenários diferentes para a 5ª rodada. A rodada ideal para ambos, e a rodada ideal para cada um deles. 

Lembrando que pela atual congectura da Série A, o colunista aponta 9 adversários diretos de Vovô e Leão na luta pela permanência: Vasco, Goiás, Sport, Bragantino, Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Coritiba e Fluminense.

Vamos às projeções dos jogos que interessam aos clubes cearenses! Todas as projeções são feitas no simulador do site srgoool

 1) Cenário ideal para Leão e Vovô

Legenda: Se Fortaleza e Ceará vencerem na rodada, ambos ficarão na zona da Sul-Americana e abrirão boa vantagem para o Z4
Foto: Reprodução / Srgoool

Fortaleza x Bragantino (29/08 - 21h - Castelão - Fortaleza)
O Leão jogou bem e por pouco não venceu o Corinthians fora. O empate foi até lamentado por Rogério Ceni, que busca uma vitória contra um ainda oscilante Bragantino para saltar na tabela. Uma vitória levaria o Leão para uma confortável zona da Sul-Americana.

Legenda: O Fortaleza empatou com o Corinthians na quarta-feira fora de casa, em um bom resultado pela 5ª rodada
Foto: ANDRÉ ANSELMO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Atlético Goianiense x Ceará (30/08 - 18h - Olímpico Pedro Ludovico Teixeira - Goiânia)
O confronto não deve ser fácil, mas o Vovô precisa vencer o rivai direto mesmo fora de casa. Depois de surpreender o Brasil ao bater um perdido Flamengo por 3 a 0, o Dragão voltou ao "normal" e começou a cair na tabela, sendo derrotado pelo Goiás na rodada anterior. E o Vozão, após vencer o Bahia por 2 a 0 na rodada anterior e se classificar diante do Vitória por 4 a 3 na Copa do Brasil, vem embalado. Se vencer, o Vozão salta na tabela e chega a zona da Sul-Americana

Botafogo x Internacional (29/08 - 17h - Nilton Santos - Rio de Janeiro)
O time carioca tem 6 pontos e ainda está invicto na Série A, jogando um futebol competitivo, mas aqui o ideal é o que o líder Inter pelo menos empate, resultado que deixaria o Glorioso atrás de Vovô e Leão, caso vençam na rodada 

Resultado ideal: Empate

Bahia x Palmeiras (29/08 - 19h - Pituaçu - Salvador)
O Tricolor baiano perdeu para o Ceará na rodada e tropeçar diante do Palmeiras em casa pode ser o início de uma crise, ou um periodo de oscilação depois de um bom início. Um tropeço baiano manteria o Bahia "alcançavel".

Resultado ideal: Empate

Fluminense x Vasco (29/08 - 19h - Maracanã - Rio de Janeiro)
Os dois cariocas estão bem, mas o Vasco melhor, já "disparado" com 10 pontos. Assim, um empate ou derrota no Clássico segura um pouco o Fluminense.

Resultado ideal: Vitória do Vasco

São Paulo x Corinthians (30/08 - 11h00 - Morumbi - São Paulo)
Como o São Paulo tem 10 pontos e deu um salto após vitórias contra Sport e Athletico/PR, tirar pontos de um instável Corinthians é uma boa para os cearenses.

Resultado ideal: Vitória do São Paulo

Coritiba x Sport (30/08 - 16h - Couto Pereira - Curitiba)
Aqui dois adversários diretos de Leão e Vovô, mas jogando um futebol inferior a eles. O empate é o melhor resultado para mantê-los lá embaixo, nas estreias dos técnicos Jair Ventura pelo Sport e pelo Coxa, Jorginho, aquele com passagem relampago pelo Ceará. 

Resultado ideal: Empate

2) Cenário ideal para Leão

Legenda: No melhor cenário da 6ª rodada para o Leão, a equipe vence o Bragantino e sobe para 8ª
Foto: Reprodução / Sr goool

O Leão precisa contar com a combinação acima, além da derrota do Vovô, que é um adversário direto. Assim, o Leão terminaria a rodada em 8º com 8 pontos e ainda abriria 3 pontos para o Z4 e deixaria o time numa confortável zona de Copa Sul-Americana, que vai do 7º ao 12º lugar. 

3) Cenário ideal para o Vovô

Legenda: Uma vitória fora diante do Atlético/GO e resultados favoráveis deixariam o Vovô longe do Z4 e na Zona da Sul-Americana
Foto: Reprodução Srr gool

O Vovô precisa contar com a combinação acima, além de uma derrota do Fortaleza, que é um adversário direto. Assim, o Vozão terminaria a rodada em 9º com 7 pontos,  o melhor cenário possível para a 6ª rodada. A vitória ainda deixaria o Alvinegro em uma confortável zona de Copa Sul-Americana, que vai do 7º ao 12º lugar.